A pré-candidatura de Samir Cecílio está ratificada com as bênçãos inclusive do presidente estadual do PL, depois da tensa reunião da segunda-feira. Nesta terça-feira, o deputado Domingos Sávio voltou a falar com Ellen Miziara e o próprio Samir. À presidente do PL em Uberaba, ele disse que, no dia anterior, havia cumprido o seu papel de expor com clareza a situação e fazer ponderações que julgava necessárias.
Veja mais: PSDB descarta desistência de Piau
Saldo positivo
Depois do que ouviu e sentiu, acrescentou o deputado a Ellen, Samir Cecílio tem também o seu total apoio para a eleição de prefeito. O deputado, inclusive, se referiu ao uberabense como “amigo”. Sávio e o general Braga Neto estarão em Uberaba para a convenção do Partido Liberal no início de agosto.
Mais abaixo, o leitor conhecerá os detalhes da tensa reunião da segunda-feira.
Costura
No encerramento desta edição, estavam reunidos Tony Carlos, Franco Cartafina, Richard Maciel, Sabrina Sarreta e outros membros do Novo. Acertavam os detalhes de possível chegada do grupo à campanha dos dois ex-deputados.
Depoimentos
Dois procedimentos instaurados pelo promotor José Carlos Fernandes contra o município têm depoimentos programados. Nesta 4ª feira, o depoente será o vereador Marcos Jammal, na condição de testemunha, no inquérito que apura eventuais irregularidades na campanha publicitária “Ela faz, Ela cuida”.
Desdobramento
Nesse caso, trata-se de consequência de ações eleitorais propostas pelo PDT e a Federação PSDB Cidadania, que resultaram na aplicação de multa de R$ 25 mil à prefeita Elisa pelo juiz eleitoral Stéfano Raymundo. Sanção contra a qual houve recurso ao TRE/MG anunciado pelo advogado Marcelo Venturoso.
Quanto custou
Ao instaurarem o inquérito civil, os promotores José Carlos Fernandes e Fernanda Fiorati (da Infância e da Juventude) requisitaram uma série de informações à Prefeitura. Uma delas, o valor gasto com a campanha publicitária. Em entrevistas, a chefe do Executivo falou em R$ 300 mil, que ainda não foram pagos.
Improbidade
A apuração não terá consequência eleitoral, em razão dos prazos mais elásticos no MP e na Justiça comum. Mas há riscos de desaguar em improbidade administrativa, na comprovação de alguma irregularidade. Além do episódio da distribuição da revista publicitária para escolares, que apareceram em fotografias.
Carne estragada
O segundo inquérito civil foi aberto para apurar o episódio da carne estragada, flagrado pelo vereador Túlio Micheli, e até agora mal explicado pela Secretaria de Educação. A carne estava em caminhão de entrega da empresa encarregada da merenda escolar, a Soluções Serviços Terceirizados.
Carne boa
No mesmo veículo, de baú internamente muito sujo, estavam outras mercadorias para a merenda escolar, incluída carne sem anormalidade. E não havia refrigeração. Estava com defeito.
Imprópria
Ao flagrar o caminhão nessas condições, Túlio Micheli acionou a Vigilância Sanitária. Fiscais da SMS consideraram alguns quilos de carne impróprios para o consumo. E um deles, Lucas Kikuche Pessato, na condição de testemunha, será ouvido no dia 6 de agosto.
Fila eletrônica
Apurações feitas pelo Ministério Público apontam que o atraso no atendimento dos pacientes da fila eletrônica da SMS não é exclusividade de uma administração, mas sim estrutural e histórico. A afirmação é do promotor Eduardo Fantinati.
Responsável
E é exatamente por ser assim que as ações da Promotoria de Defesa da Saúde são contra o município e não contra esse ou aquele prefeito – explicou. Acrescentou Fantinati que há constatação da atuação técnica da SMS em diversas áreas e a busca por soluções. As limitações orçamentárias existem.
Sonoro não
Se o presidente estadual do PL esperava encontrar facilidades em Uberaba, na visita que fez aos bolsonaristas na segunda-feira, caiu do cavalo. Pode-se dizer que o deputado Domingos Sávio fracassou na missão de mudar de rota os liderados de Ellen Miziara. Levou um “sonoro não”.
Claríssimo
Mais claros do que têm sido Ellen e o pré-candidato a prefeito Samir Cecílio é impossível. Com a situação eles não caminham. E esse também é o sentimento reinante entre os pré-candidatos a vereador pelo PL, reconhecedores da liderança da presidente e da sua lealdade ao partido e a Bolsonaro.
Tensão
A reunião da 2ª feira foi tensa. Era visível o desconforto de todos os lados. E o deputado ainda incorreu no erro de pressionar os uberabenses, dizendo que a definição de candidaturas em cidades com mais de 200 mil habitantes é da representação estadual e que Samir não estava bem nas pesquisas.
Sem dinheiro
Além de revelar que teria sido procurado em seu gabinete por Elisa, em busca de apoio do PL, o parlamentar disse com todas as letras que candidatos com fraco desempenho em pesquisas não teria dinheiro do partido.
Com aval
Diante do visível interesse de Domingos Sávio em colocar o PL no caminhão de Elisa, Samir disse a ele que a sua candidatura tinha o apoio de Bolsonaro. E lembrou que, ao vir a Uberaba fazer o lançamento da sua pré-candidatura, o ex-presidente não quis falar com a prefeita.
Desrespeito
Ellen considera um desrespeito, em especial com Samir Cecílio, querer levá-lo a desistir da campanha para abraçar outra. E deixou claro que, na hipótese de ordem vinda de cima para o PL caminhar com a prefeita, no que não quer acreditar, a sigla até poderia ir, mas o grupo não. “Podemos cair, mas cair de pé” – sentenciou.
O vice
Em entrevista ao colega Paulo Garcia (“De frente para a notícia”, na JM), Samir, que está sem vice, foi enfático ao ouvir se poderia ser Luiz Henrique (Certrim), filiado do PL. “Ele quer ser vice, mas de outra pessoa” – afirmou, arrematando com “deixa pra lá”.
Irritado
Na irritação que a sua calma permite, Samir chegou a recorrer a palavra do vocabulário de uso frequente por Bolsonaro (p...) em pelo menos duas ocasiões.
Tempo de tela
Um alerta do oftalmologista Dênis Cardoso Hueb, da Unimed, nos enviado pela colega Rose Dutra: “O tempo excessivo de telas (navegando) pode provocar problemas oculares”. Alguns dos sintomas e condições associadas ao uso prolongado de telas incluem fadiga ocular, espasmos acomodativos, síndrome do olho seco e miopia.