Descumpridas
O 784º de Uberaba no ranking do “Previne Brasil” (Assistência Primária na Saúde) resulta do descumprimento das metas pré-estabelecidas pelo Ministério da Saúde. São sete os indicadores aferidos para a distribuição de recursos.
Prevenção
As metas são estabelecidas como forma de incentivo à prática da Atenção Primária com base na atuação dos Programas de Saúde da Família. Os números obtidos pela SMS não são animadores. A chamada “cobertura citopatológica”, de prevenção ao câncer de útero, não cumpriu 91% do desejado.
Diabetes e mais
Em outros indicadores, o descumprimento de metas foi o seguinte: “diabetes” (medição dos níveis de açúcares no sangue) - 89%; “hipertensão” (aferição de pressão) – 83%; “pré-natal” (consultas) – 78%; “pré-natal” (sífilis e HIV) – 75%; “saúde bucal/gestante” – 60%.
Explicação
Consultada sobre o ranking do “Previne Brasil”, a SMS optou por não responder.
Incômodo
Em Brasília, o Judiciário Distrital começa a se incomodar com a ocupação de vagas no sistema prisional por pessoas presas durante a manifestação do dia 8 de janeiro. E já há sugestão para que o STF envie os detidos para os presídios de suas cidades de origem.
Tem lugar?
Com a penitenciária “Aluízio Ignácio” mantendo ocupada o dobro da sua capacidade, receber mais cerca de 30 detentos de uma vez só poderia aumentar os problemas naturalmente já existentes por lá. E ainda há um ponto de interrogação sobre como essas pessoas seriam recebidas pelos detentos.
Prédio de antiga AISP foi repaginado para abrigar delegacia rural (Foto/Divulgação/PC)
Diferenciada
Será na sexta-feira a inauguração da sede da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais, na praça Por do Sol. No prédio, agora totalmente remodelado, já funcionou a AISP do Bairro Olinda, criada para o fracasso projeto do Estado de integração em um mesmo espaço das polícias mineiras.
Colaboradores
Reforma das instalações foi feita pela Prefeitura, contando também com recursos viabilizados pelo então deputado Heli Grilo e o promotor Carlos Valera.
Politização negativa
A politização das vacinas contra a Covid-19 contribuiu negativamente na cobertura vacinal contra outras doenças em Uberaba. Dados revelados pela enfermeira Priscila Amaral, referência técnica da Central de Vacinas da SMS, mostram que houve um recuo no comparecimento aos postos de vacinação a partir dessa politização, comprometendo a cobertura vacinal.
Esforços
Apesar dos esforços da SMS, expressivo número de escolares não foi completamente vacinado, o que está constatado. E eles estão presentes não apenas na rede pública, mas também na privada. Uma relação de pais “descuidados” deve ser encaminhada pela Secretaria de Saúde ao COMDICAU.
OAB quer cópia
A 14ª Subseção da Ordem dos Advogados protocolou na Polícia Militar, neste início de semana, pedido de cópia integral das apurações feitas pelo tenente-coronel Ismael Campos Júnior no caso que envolveu a advogada Monalisa Oliveira. As prerrogativas dela teriam sido desrespeitadas em ocorrência.
Respeita, mas...
Presidente Eduardo Jardim diz que “estamos inconformados com o arquivamento, mas respeitamos”. Mas é certo que a OAB recorrerá após analisar os autos da investigação preliminar, inclusive pedindo a anulação do procedimento.
Celular
Aparelho celular em que teriam sido gravadas as cenas do incidente verificado durante abordagem policial em que a advogada se envolveu, deverá ser entregue pela OAB ao promotor Adroaldo Junqueira ou à Justiça. Terá de ser periciado. Há informação de que essas imagens teriam sido apagadas.
A favor
Na investigação preliminar arquivada consta, com citação da página onde pode ser encontrado, que dois membros de comissões de prerrogativas da Ordem entenderam que não houve ofensa às prerrogativas da advogada por parte dos policiais.
Vai ou não?
Direção da FUNEPU não sabe se a fundação disputará ou não a licitação para permanecer na gestão das Unidades de Pronto Atendimento. Decisão somente será tomada depois de uma análise do edital que a SMS ainda publicará.
Exigência
A indefinição resulta do fato de não se saber ainda quais serão as exigências da Secretaria de Saúde. “No momento, a FUNEPU está focada em dar continuidade aos atendimentos do contrato que vai até julho” – diz explicação da fundação à coluna.
Sob análise
No Ministério Público, as justificativas detalhadas para a terceirização das UPAs, enviadas pela SMS mediante requisição do promotor da Saúde, ainda estão sendo tecnicamente analisadas. Por mais de uma vez, Rafael Moreno alertou que existem normas para a terceirização e elas devem ser seguidas.
Desfecho
Casal preso pela PM em dezembro de 2021 sob acusação de tráfico de drogas ouviu sua sentença nesta segunda-feira. Onze tabletes de maconha e quarenta e duas pedras de crack estavam no interior da residência da dupla, no Bairro Chica Ferreira.
As penas
Defendido pelo advogado Lucas Ferreira Lima, o homem pegou dois meses de detenção, em regime aberto, e terá de participar de programa educativo para a prevenção do uso de drogas. A mulher, que teve o advogado Cleber Luís dos Santos Júnior como defensor, cumprirá medida educativa por um mês.
Atendimentos
De janeiro a dezembro do ano passado, 118 mil 664 pacientes passaram pela UPA São Benedito, o que representa 325,1 por dia ou pouco mais de 13,5 pessoas por hora. Na UPA do Mirante, interditada desde novembro, houve 82 mil 318 atendimentos.
Voto paritário
Sem chegar a qualquer conclusão nesta terça-feira, o Conselho Universitário da UFTM voltará a se reunir no dia 6 de fevereiro. E desta vez parece que para tomar uma decisão sobre o uso ou não do voto paritário na consulta informal sobre o futuro reitor da universidade.
Sem obstáculo
Para o professor Wagner Teixeira, não há qualquer impedimento legal para que o voto paritário seja usado na consulta informal. Diz ele que não se sustenta o parecer de que ela seria irregular se organizada nesse modelo pelo CONSU, no qual, para a formação da lista tríplice, o voto tem pesos (70 os professores, 15 e 15 funcionários e estudantes).
Seu motivo
Wagner sustenta que a consulta informal não é organizada pelo Conselho Universitário, mas, sim, pela comissão eleitoral de membros já definidos, o que possibilita o voto paritário, a ser defendido na reunião do dia 6. Na ocasião, os conselheiros decidirão o peso do voto e o calendário da consulta.
Em casa
Depois de 85 dias internado, o comunicador Carlos Totó está de volta à sua casa para a alegria de sua família e dos amigos.
Indignado
Advogado Leuces Teixeira, que diz não ser bolsonarista nem lulista, vira a sua metralhadora para a OAB nacional. Para ele é inaceitável que a instituição, de um passado histórico em defesa da democracia e do devido processo legal, ignore as decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Desaprovação
Criminalista diz que também desaprova manifestações com invasão e depredação de patrimônio público, em qualquer nível, “mas, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”.