FALANDO SÉRIO

Uberaba melhora pouco no ranking da Assistência Primária à saúde

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 30/01/2023 às 21:18Atualizado em 31/01/2023 às 20:52
Compartilhar

No 3º quadrimestre de 2022, Uberaba ganhou 14 posições no ranking do “Previne Brasil”. Saiu de 798º lugar entre os 853 municípios mineiros para 784º. No Triângulo Sul, só está à frente de Araxá e Frutal. No ranking nacional, a SMS aparece em 5322º na última avaliação.

Previne Brasil
Programa foi criado em 2019, estabelecendo novos critérios para a distribuição de recursos federais aos municípios. E o seu principal objetivo é aumentar o acesso dos munícipes aos serviços de Atenção Primária na área da Saúde.

Recursos
O Ministério da Saúde oferece recursos específicos para a ampliação do horário de atendimento, equipes de saúde bucal e equipes de Consultório de Rua, dentre outras ações, mas já antecipou que não haverá mais tolerância em relação aos municípios que não atingirem o mínimo de 70% dos pontos.

A receber
Com base nos indicadores de assistência primária, Uberaba está com apenas 64,53% a receber. A secretaria não atingiu na totalidade as metas estabelecidas pelo Previne Brasil. 

Falha
No 2º quadrimestre de 2022, a SMS atribuiu a posição do município a falha na transmissão de dados.

Velha cobrança
Atento a todos os indicadores de saúde do município, o ativista do SUS Jurandir Ferreira afirma que desde 2021, nas audiências públicas de prestação de contas da SMS, vem cobrando melhor desempenho da Atenção Básica do “Previne Brasil”. Ele lembra que o rendimento interfere diretamente na distribuição de recursos pelo Ministério.

Pequena melhora
Jurandir diz ter se reunido com a secretária adjunta Valdilene Rocha, da SMS, em novembro do ano passado. “E, na ocasião, fui informado que a secretaria havia sido contratada uma servidora que encontrara a saída e que os índices de outubro já eram melhores” – acrescenta, lamentando que os números agora conhecidos não comprovam isso: “Houve pequena melhora, mas deixa muito a desejar”.

Quem recebe mais
No Triângulo Sul, Campo Florido (189º no ranking mineiro) é o município que receberá, proporcionalmente, mais recursos do programa de incentivo: 99,25%. Depois aparecem Pedrinópolis, Pirajuba e Pedrinópolis, na casa dos 90%.

Com trânsito no governo Lula, Anderson volta a ser protagonista no desenvolvimento de Uberaba (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)

Com trânsito no governo Lula, Anderson volta a ser protagonista no desenvolvimento de Uberaba (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)

Mudou agenda
Prefeita mudou sua agenda na manhã desta 2ª feira para receber Anderson Adauto, em seu próprio gabinete. Centro Administrativo quase parou quando o ex-prefeito chegou. Ainda expressando no rosto o abatimento com a partida da mãe, Dona Gasparina.

Termoelétrica vem
A instalação de uma termoelétrica em Uberaba, um investimento de US$ 2 bilhões, deve ser anunciada em quinze dias. Foi o que Anderson anunciou a Elisa e também ao presidente Fernandes Mendes ao visitá-lo na Câmara Municipal.

Gasoduto
O grupo empresarial interessado no negócio detalhará o projeto em duas semanas, acredita o também ex-ministro de Lula, em seu segundo mandato na Presidência da República. E, de acordo com Anderson, a termoelétrica viabilizará o gasoduto e a planta de amônia.

Cigano 
Centro Integrado da Mulher, em que funciona a Delegacia da Mulher, vai se mudar pela terceira vez em menos de quatro anos. Deixará as instalações ao lado da Delegacia de Polícia, transferindo-se para imóvel alugado pela Prefeitura.

Farpas
Por causa das dificuldades de sepultamento do corpo de um homem obeso, que ele ajudou a viabilizar como a coluna noticiou no domingo, Túlio Micheli e Elisa trocaram farpas pela rede social.

Como assim?
Difícil acreditar que o texto de Elisa na página do vereador na Internet tenha sido escrito por ela mesma. Primeiro, por afirmar que “algumas coisas que foram ditas por aqui não condizem com a verdade”. Segundo, por dizer ser “lamentável esse assunto ser usado como palanque eleitoral”.

Autopromoção
E concluiu dizendo que “não vou admitir mentiras para promoção pessoal”. Esse não tem sido o linguajar da chefe do Executivo ao se dirigir a outra autoridade, ainda que um vereador de oposição.

Saúde precária
Em Delta, a vereadora Leriane Souza está denunciando as precariedades de casa em que funciona unidade de saúde, incluída a sala de vacina. Em vídeo, ela exibiu parede faltando azulejo, infiltrações e inúmeros outros problemas. Situações que ela já havia denunciado em maio de 2022.

Reforma
Diante da repercussão, o prefeito Marcos Estevan anunciou que obras, neste momento de chuvas, são impossíveis, mas que haverá licitação para a reforma dessa e de outra unidade de saúde do município.

Golpe no HC
A vítima de golpe de estelionato desta vez foi o Hospital da Criança, que perdeu R$ 30 mil, de acordo com relato de funcionária do seu administrativo à Polícia Militar. Valor teria sido pago com base em boleto falso. O credor verdadeiro recomendou ao hospital que procurasse a PM.

Voto paritário
Em qualquer processo (formal ou consulta informal) de escolha do reitor da UFTM comandado pelo CONSU deve prevalecer o maior peso do voto (70%) do corpo docente. É o que determina a legislação, diz parecer da Procuradoria Federal junto à universidade, respondendo a consulta do conselho.

Textualmente
“Em caso de consulta prévia à comunidade universitária (...) prevalecerão o voto uninominal e o peso de 70% para a manifestação do pessoal docente em relação à das demais categorias” – diz um dos trechos do parecer.

Nada contra
Reitor Luiz Fernando, que desistiu de sua candidatura à reeleição, afirmou à coluna não ter nada contra o voto paritário, mas é uma questão de lei a ser seguida. O parecer da Procuradoria deixa claro, inclusive, que há risco de anulação de todo o processo de escolha do sucessor de Luiz Fernando se a legislação não for respeitada.

Inadimplentes
Somam cerca de 5 mil os contribuintes inadimplentes notificados pela SeFaz para se regularizarem imediatamente, sob pena de protesto. Eles representam somente 1/5 dos devedores (maioria de IPTU), que são 25 mil, segundo o secretário Roberto Tosto.

Trocou de novo
A pedido, Larissa Bandeira de Melo deixou a chefia do Departamento de Vigilância Sanitária da SMS. Fernanda Luiza Mendonça Oliveira já foi nomeada para o seu lugar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por