Processo de licenciamento ambiental de usina termoelétrica em Uberaba deverá ser feito junto ao Ibama. Uma consulta foi realizada esta semana, junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sobre a possibilidade de delegação de competência ao município para licenciar um empreendimento deste porte, porém, a pasta manifestou que, devido ao tipo de projeto, a licença deve ser analisada pelo órgão federal.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o deputado federal Franco Cartafina (PP) anunciou que foi dada entrada esta semana no processo burocrático para o licenciamento junto ao município e solicitou apoio da Prefeitura para dar celeridade nos trâmites referentes ao projeto.
Por meio de nota, a Secretaria de Meio Ambiente posicionou ontem, que o documento protocolado relatou que a empresa responsável pelo projeto da usina já deu entrada, no dia 30 de outubro, em um processo de licenciamento ambiental junto ao Ibama. No ofício, apenas houve a solicitação para a Prefeitura informar se o município estaria autorizado para licenciar um empreendimento do porte da termoelétrica.
Apesar de o município estar certificado pelo Estado para licenciar até empreendimentos de grande porte, a pasta manifestou que a emissão de uma licença ambiental para uma usina termoelétrica compete ao órgão ambiental federal, pois se trata de empreendimento de potencial poluidor significativo. Por isso, a secretaria posicionou que não há pedido de licenciamento em tramitação no município e o processo deverá seguir no Ibama.
Os investidores já têm área definida para implantação do empreendimento em Uberaba. O grupo de investidores tem uma visita prevista à cidade neste mês, quando devem ser divulgados os detalhes sobre o valor do investimento na usina termoelétrica, previsão para início de obras e geração de empregos na cidade.