Durante a tarde de ontem (05), a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) recebeu a visita de equipe
Durante a tarde de ontem (05), a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) recebeu a visita de equipe do Comitê Paraolímpico Brasileiro.
Segundo Ulisses Araújo, professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), coordenador do Centro de Treinamento de Educação Física Especial (CETEF) e membro do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), a visita teve como objetivo orientar como funciona o Clube Escolar Paraolímpico, projeto lançado esse ano em todo o país. “A instituição apresentou projeto para o comitê e na região do Triângulo, Uberaba e Uberlândia foram selecionados. Estamos aqui com intuito de ver se está funcionado, os pontos que precisam ser melhorados, ou seja, a funcionalidade do projeto” esclareceu.
A coordenadora esportiva da Adefu, Janaína Pessato Jerônimo, destaca a possibilidade de ampliação das atividades físicas para pessoas com deficiência e que poderão se tornar futuros atletas. “Nós estamos recebendo uma cadeira difícil de se conquistar. A cadeira de atletismo é importante para o atleta que agora vai treinar em um equipamento ideal, ajustado ao corpo”, pontuou.
Janaína ressaltou que a maior dificuldade enfrentada pela instituição é a carência de transporte adaptado. De acordo com ela, é muito complicado para os usuários chegarem à entidade. “Eles não conseguem vir no transporte adaptado da rede comum e para ir até o ponto de ônibus é difícil. Uberaba é precária no que diz respeito ao transporte porta a porta”, finalizou.