
Galeano marcou o gol que garantiu a primeira vitória do Ceará em solo paulista diante do Corinthians (Foto/Felipe Santos/Ceará)
A noite de domingo marcou uma derrota dolorida para o Corinthians e um feito histórico para o Ceará. No gramado da Neo Química Arena, o Vozão foi eficiente, frio e objetivo para vencer por 1 a 0 pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, conquistando sua primeira vitória sobre o Timão em São Paulo.
O jogo começou com o Corinthians tendo mais posse e tentando usar o jogo aéreo como arma ofensiva. Logo aos 14 minutos, Bruno Ferreira fez grande defesa após cabeceio. Na sequência, outro lance pelo alto terminou em gol, mas a arbitragem anulou o tento por impedimento de Matheus Bidu no início da jogada.
O Ceará, que nos primeiros minutos apenas se defendia, ajustou o bloco defensivo e passou a esperar o erro corintiano. O contra-ataque encaixou aos 31 minutos: Pedro Henrique recebeu na direita, acelerou e cruzou na medida para Galeano. O atacante finalizou de primeira no canto de Felipe Longo e abriu o placar.
A cena mais simbólica da má atuação corintiana ocorreu na cobrança de falta de Memphis Depay, quase na entrada da área. O chute forte do holandês bateu em André Ramalho, que tentava atrapalhar a barreira do Ceará, mas acabou bloqueando o próprio companheiro.
No segundo tempo, o Corinthians tentou trocar passes pelo chão, mas continuou esbarrando na organização defensiva do Ceará. Garro, Memphis e Yuri Alberto não conseguiram criar soluções. O destaque corintiano ficou para Dieguinho, que entrou bem, buscou jogo e tentou movimentar a equipe, mas sem apoio coletivo.
Dorival mudou a equipe empilhando atacantes, com Talles Magno, Gui Negão e Ángel Romero. O resultado foi um time desajustado, sem padrão e sem construção, facilitando o trabalho do Ceará. Já o Vozão, mesmo recebendo uma série de cartões por faltas nos minutos finais, segurou o placar e garantiu três pontos fundamentais na reta final.
Com o resultado, o Ceará sobe para a 12ª posição, com 42 pontos — os mesmos do Corinthians, que cai para 13º.
PRÓXIMOS JOGOS
Corinthians: recebe o São Paulo, às 19h30, novamente na Neo Química Arena.
Ceará: encara o Internacional às 21h30, na Arena Castelão.
FICHA TÉCNICA
Data: 09/11/2025
Local: Neo Química Arena – São Paulo (SP)
Horário: 19h00
Público: 39.926
Renda: R$ 2.881.918,00
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Douglas Pagung (ES)
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Cartões Amarelos:
Corinthians: Rodrigo Garro
Ceará: Fabiano Souza, Pedro Henrique, Zanocelo, Dieguinho, Willian Machado, Rafael Ramos, Lourenço
Gol: Galeano (31’/1T)
CORINTHIANS
Felipe Longo; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu (Talles Magno); Maycon, Breno Bidon (Ángel Romero), Dieguinho e Rodrigo Garro; Memphis Depay (Gui Negão) e Yuri Alberto.
Técnico: Dorival Júnior
CEARÁ
Bruno Ferreira; Fabiano Sousa, Marcos Vitor, Willian Machado e Rafael Ramos; Dieguinho (Lourenço), Zanocelo, Matheus Bahia (Nicolas) e Lucas Mugni (Paulo Baya); Galeano (Richardson) e Pedro Henrique (Fernandinho).
Técnico: Léo Condé
JOGOS DE ONTEM
Corinthians 0 x 1 Ceará
Cruzeiro 0 x 0 Fluminense
Vitória 0 x 0 Botafogo
Flamengo 3 x 2 Santos
Mirassol 2 x 1 Palmeiras
Fortaleza 2 x 2 Grêmio
