Raposa volta a campo na quinta-feira (20/11), contra o Juventude, em Caxias do Sul, enquanto adversários jogam no dia anterior

Depois de empate contra o Fluminense, Cruzeiro, do artilheiro Kaio Jorge, quer voltar a vencer o Brasileiro diante do Juventude (Foto/Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Na próxima quinta-feira (20/11), o Cruzeiro vai encerrar um hiato de 10 dias sem entrar em campo – o intervalo se deu por conta da Data Fifa. A Raposa terá pela frente o Juventude, às 16h, no estádio Alfredo Jaconi, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Se ainda quiser sonhar com o título, o time do treinador Leonardo Jardim terá de vencer para seguir na cola de Flamengo e Palmeiras, que precisam perder para facilitar a vida da equipe celeste.
Na terceira posição com 64 pontos e 18 vitórias em 33 jogos disputados, mesmo número de partidas dos adversários que brigam pelo troféu, o Cruzeiro ainda tem chances matemáticas de conquistar a taça, mas a probabilidade disso acontecer é bastante remota – especificamente 1,4%, segundo os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
De acordo com os dados da universidade, o Flamengo, líder com 71 pontos, desponta com 72% de possibilidade de faturar o Brasileirão, enquanto o Palmeiras, com 68, tem 26.6%. Mesmo com chances mínimas, o discurso na Toca da Raposa é de luta e entrega até a última rodada. Os jogadores e a comissão técnica, no entanto, nunca negaram que o grande objetivo da temporada era a classificação de forma direta à Copa Libertadores do ano que vem.
Leia mais: Cruzeiro segue como único dono de recorde na era do Brasileirão de pontos corridos; entenda
A cinco jogos do fim do Brasileiro, a Raposa pode chegar a, no máximo, 79 pontos e terá de torcer para que o Flamengo não conquiste mais de sete pontos em 15 possíveis. Com quatro pontos de vantagem sobre a equipe azul, o Palmeiras, que perdeu na última rodada para o Santos, pode ver a Raposa mais perto pelo retrovisor na próxima rodada.
Contra o Juventude, o Cruzeiro já entrará em campo sabendo dos resultados dos dois rivais. O rubro-negro carioca joga na quarta-feira (19/11), no Maracanã, o clássico diante do Fluminense, e os paulistas enfrentam o Vitória no Allianz Parque. Caso ambos percam, os comandados de Leonardo Jardim têm uma grande oportunidade de diminuir a vantagem com uma vitória sobre o Juventude.
Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras também jogam no próximo fim de semana, quando enfrentam Corinthians, Bragantino e Fluminense, respectivamente. Até domingo, os cruzeirenses, com a calculadora nas mãos, pretendem conquistar mais seis pontos, enquanto torcem pelas derrotas dos adversários. Parafraseando o famoso samba-enredo do Carnaval carioca, “secar” não custa nada.
Desfalques e retorno do capitão
Para pegar o Juventude, Leonardo Jardim terá desfalques para armar o time e terá de pensar em uma nova formação. Os meias Christian e Matheus Pereira e o atacante Keny Arroyo, considerados titulares atualmente, cumprem suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. O volante Walace também fica fora pelo mesmo motivo.
O time celeste, no entanto, conta com o retorno de seu capitão, o volante Lucas Silva, que cumpriu suspensão no empate sem gols contra o Fluminense, no Mineirão, no dia 10 de novembro.
Veja abaixo quem ainda tem chances matemáticas de ser campeão brasileiro, de acordo com a UFMG:
Fonte: O Tempo