Na rodada final do Grupo D da Copa do Mundo, Alemanha e Gana farão um duelo decisivo por uma das vagas da chave às oitavas-de-final. Única equipe africana a não decepcionar no primeiro Mundial do continente, Gana precisa de apenas um empate para avançar. Aos alemães tricampeões mundiais, só a vitória interessa.
Para não depender do resultado da partida entre Sérvia e Austrália, a Alemanha do treinador Joachim Löw precisa vencer Gana. Em caso de empate, a Alemanha só se classificará se a Sérvia não vencer a Austrália - em caso de vitória do time da Oceania, só uma goleada por sete ou mais gols a manterá na competição se não houver vencedor na outra partida da chave.
Sem Klose, suspenso após ter sido expulso na derrota para os sérvios, a Alemanha aposta na mescla da experiência de atletas como o capitão e lateral Lahm e o volante Schweinsteiger com a juventude de revelações como o armador Özil e o meia-atacante Mueller.
Gana terá o reforço do capitão e zagueiro John Mensah, que ficou fora na segunda rodada devido a dores na panturrilha. Ele deve ser escalado na vaga do xará Jonathan Mensah, jovem revelação da equipe.
Alemanha e Gana se enfrentaram uma única vez, em amistoso na cidade alemã de Bochum, em 1993, e a seleção da casa goleou os africanos por 6x1.