Raposa está com vaga no torneio continental quase 100% garantida e quer mais três pontos para ficar ainda mais próxima do objetivo

Cruzeiro está quase garantido na Libertadores 2026. (Foto/Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Neste sábado (1º de novembro), o Cruzeiro busca dar mais um passo para selar de vez a classificação para a Libertadores 2026. A Raposa recebe, a partir de 16h, o Vitória, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025. O duelo será no Mineirão, com expectativa de ótimo público.
O time celeste está a poucos passos de se garantir de vez na Libertadores 2026. Com Palmeiras e Flamengo classificados para a final da competição continental deste ano, o G6 do Brasileirão virou G7, deixando mais fácil se classificar para o torneio sul-americano - já que paulistas e cariocas estão no G4, e um deles vai garantir vaga na Libertadores vencendo o próprio torneio. Desta maneira, segundo a UFMG, o Cruzeiro precisa de apenas mais seis pontos para se garantir, ao menos, na fase prévia da “Liberta” 2026.
Um triunfo contra o Vitória no Mineirão deixa os comandados de Leonardo Jardim ainda mais próximos deste objetivo. No momento, o time celeste tem 57 pontos e ocupa a terceira posição. Se vencer o Leão da Boa Terra, irá a 60 pontos, ficando a três de 'cravar' seu lugar no G7.
Para cumprir o objetivo, o Cruzeiro deve ter apoio maciço da torcida celeste. Mais de 55 mil cruzeirenses já garantiram presença no Gigante da Pampulha, e esta previsão pode aumentar. O clube celeste, acompanhando o ritmo forte da venda de ingressos, solicitou aumento da carga para 60.500, ou seja, o Mineirão deve lotar.
Momentos dos times
O Cruzeiro chega ao confronto com uma invencibilidade de cinco jogos no Campeonato Brasileiro. A última derrota foi no dia 27 de setembro, há mais de um mês, contra o Vasco – 2 a 0 em São Januário. Desde então, foram cinco jogos, com uma vitória e quatro empates. Com o apoio da torcida, a equipe celeste quer voltar a somar três pontos.
Do outro lado do gramado, o Vitória segue assombrado pelo fantasma da Série B e precisa vencer no Mineirão para, ao menos não permitir que o Santos, 16º colocado, abra distância. Em 17º lugar – o primeiro dentro do Z4 – e um jogo a mais que o Peixe, o Leão se vê com a obrigação de conseguir os três pontos em BH. Qualquer resultado diferente disso, e o time baiano poderá ver o Time da Vila construir vantagem de quatro pontos, caso vença o Fortaleza na Vila Belmiro, também neste sábado (1º de novembro).
Prováveis times
O Cruzeiro terá, ao menos, três desfalques para o embate contra o Vitória. Para começar, a Raposa estará sem sua dupla de zaga titular: Fabrício Bruno e Villalba estão suspensos – o primeiro por ter sido expulso contra o Palmeiras, e o segundo por ter levado o terceiro cartão amarelo diante do Alviverde. Desta forma, João Marcelo e Jonathan Jesus devem ser a dupla responsável por proteger a grande área celeste. O paraguaio Gamarra corre por fora na busca por uma vaga.
Outra baixa está no ataque: após sofrer entrada dura do zagueiro Gustavo Gómez no embate contra o Palmeiras, o atacante Wanderson sofreu uma lesão grave na perna direita e está fora da temporada 2025. O equatoriano Keny Arroyo é o candidato mais forte para assumir a vaga ao lado de Kaio Jorge no ataque celeste.
O Vitória também tem problemas para montar a equipe que entra em campo no Mineirão. O técnico Jair Ventura está sem três titulares: suspensos com o terceiro cartão amarelo, o goleiro Lucas Arcanjo, o zagueiro Lucas Halter e o meio-campista Ronald estão fora do duelo com a Raposa. Thiago Couto deve ser o goleiro titular, Zé Marcos pode ganhar lugar na zaga e Dudu é o provável parceiro de William Oliveira no meio de campo.
Ao menos uma notícia é boa para o Leão da Boa Terra. Após cumprir suspensão diante do Corinthians, na rodada passada, o lateral-direito Cáceres, ex-Cruzeiro, deve voltar ao time titular.
CRUZEIRO x VITÓRIA
Motivo: 31ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 1º de novembro de 2025
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Neuza Inês Back (SP) e Hugo Savio Xavier Correa (GO) VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Transmissão: Canais de YouTube de O TEMPO e O TEMPO Sports e Premiere
PROVÁVEL CRUZEIRO: Cássio, William, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Arroyo e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim
PROVÁVEL VITÓRIA: Thiago Couto; Raúl Cáceres, Neris, Camutanga, Zé Marcos e Ramon; Willian Oliveira e Dudu; Erick, Aitor Cantalapiedra e Renato Kayzer. Técnico: Jair Ventura
Fonte: O Tempo