Empurrado pela torcida, Hulk fez um golaço e o Galo venceu o Cruzeiro (Foto/Fúlvio Torres/O Tempo)
No primeiro clássico de 2026, o Atlético venceu pela primeira vez na temporada e em grande estilo: bateu o Cruzeiro por 2 a 1, de virada, em duelo eletrizante na Arena MRV, na noite deste domingo (25), em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro.
Com o resultado, o Galo 'respirou' na competição, subindo, ao menos momentaneamente, para o terceiro lugar do Grupo A, com sete pontos, empatado com o Democrata de Governador Valadares, que ainda joga no complemento da rodada, diante do Tombense, fora de casa.
Em caso de derrota no clássico desta noite, a equipe alvinegra veria suas chances de classificação serem praticamente 'pulverizadas', precisando vencer todos os seus três jogos restantes e ainda contar com resultados favoráveis em duelos entre outras equipes.
Do outro lado do clássico, a situação do Cruzeiro na competição não é tão 'tensa', já que, com seis pontos (duas vitórias e três derrotas), o time celeste é o segundo colocado do Grupo C, mas apenas dois pontos atrás do North. Mas a Raposa ainda pode ser superada pelo Athletic, que também entra em campo no complemento da rodada, recebendo o Betim, em São João del Rei.
De toda forma, a derrota no clássico liga um 'sinal de alerta' neste início de trabalho do técnico Tite no Cruzeiro, com duas derrotas consecutivas. Em que peso o fato de ter preservado algumas de suas principais peças, a equipe havia sido batida por 1 a 0 pelo Democrata-GV na rodada anterior, no Mineirão.
O JOGO
Empurrado pela torcida, o Atlético iniciou a partida tentando pressionar o Cruzeiro no campo de defesa, apostando na movimentação do trio ofensivo formado por Dudu, Hulk e Bernard. E até criou boas chances nos quinze minutos iniciais, duas com Victor Hugo e uma com Dudu, mas falhou nas finalizações.
O Cruzeiro, por sua vez, trocava passes em busca de espaço, em especial para lançamentos para Kaio Jorge. Em uma destas estocadas, o time celeste pediu pênalti após Wanderson invadir a área, bater cruzado e a bola bater na mão esquerda do zagueiro Ruan. A arbitragem, com apoio do VAR, nada marcou.
Na segunda chance real, o Cruzeiro foi fatal. Após receber de Matheus Pereira, Kaiki olhou para área e cruzou na medida para infiltração de Kaio Jorge, que dominou e tocou por cima de Everson.
O Atlético também teve chance clara ainda na primeira etapa: após Bernard lançar da esquerda, Ruan cabeceou e Cássio espalmou. Na sobra, Hulk chutou cruzado, mas Fabrício Bruno conseguiu colocar para escanteio.
Nos acréscimos, os jogadores do Galo ainda reclamaram de um possível pênalti de Kaiki em Bernard, mas a arbitragem também não marcou.
VIRA, VIRA, VIROU
Na volta do intervalo, o Atlético voltou sem mudanças, mas com postura diferente. E sabendo tirar proveito das falhas do arquirrival.
Na primeira, o Cruzeiro errou na saída de bola, que sobrou para Dudu na esquerda, fazer boa jogada e cruzar na área, na medida para Bernard empurrar para as redes e colocar fogo na Arena MRV.
Mas o gol mais bonito ainda estava por vir. Novamente o time celeste falhou na saída de bola, Scarpa, que havia entrado pouco antes na vaga de Bernard, encontrou Hulk, que teve habilidade para tirar Jonathan Jesus da jogada e bater, com estilo, longe do alcance de Cássio, fazendo a virada e levando à Massa ao delírio.
O Cruzeiro ainda teve uma chance incrível de empatar no finalzinho: Matheus Pereira fez grande jogada e cruzou rasteiro praticamente na pequena área para Arroyo, mas o equatoriano pegou mal na bola e ela passou por cima do gol.
ATLÉTICO
Everson; Preciado (Igor Gomes), Ruan Tressoldi, Junior Alonso e Renan Lodi; Alan Franco, Maycon e Victor Hugo (Alexsander); Bernard (Scarpa), Hulk (Reinier) e Dudu (Cuello). Técnico: Jorge Sampaoli
CRUZEIRO
Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero (Japa), Lucas Silva (Gerson), Christian (Chico da Costa) e Matheus Pereira; Kaio Jorge e Wanderson (Arroyo). Técnico: Tite
CAMPEONATO MINEIRO – 2026
RESULTADOS 1ª FASE – 5ª RODADA
SEXTA-FEIRA – 24/01/2026
North 5 x 2 Pouso Alegre
URT 2 x 1 Itabirito
Uberlândia 1 x 1 América-MG
Sábado – 25/01/2026
Atlético-MG 2 x 1 Cruzeiro
Tombense 2 x 0 Democrata GV
Athletic 1 x 1 Betim
CLASSIFICAÇÃO
1º – URT-MG, com 11 pontos em 5 jogos e 3 vitórias.
2º – América-MG, com 9 pontos em 5 jogos e 2 vitórias.
3º – North, com 8 pontos em 5 jogos e 2 vitórias.
4º – Pouso Alegre-MG, com 7 pontos em 5 jogos e 2 vitórias.
5º – Democrata GV-MG, com 7 pontos em 5 jogos e 2 vitórias.
6º – Atlético-MG, com 7 pontos em 5 jogos e 1 vitória.
7º – Cruzeiro, com 6 pontos em 5 jogos e 2 vitórias.
8º – Betim, com 6 pontos em 5 jogos e 1 vitória.
9º – Tombense-MG, com 5 pontos em 5 jogos e 1 vitória.
10º – Athletic-MG, com 5 pontos em 5 jogos e 1 vitória.
11º – Itabirito-MG, com 4 pontos em 5 jogos e 1 vitória.
12º – Uberlândia-MG, com 3 pontos em 5 jogos e nenhuma vitória.
Fonte: O Tempo