
Presidentes dos Estados Unidos e do México e Primeiro Ministro do Canadá participam do sorteio dos grupos do Mundial (Foto/Mandel Ngan/AFP)
O caminho já está traçado: nesta sexta-feira (5/12), a Fifa (Federação Internacional de Futebol) realizou o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, competição que será organizada de forma conjunta por Estados Unidos, México e Canadá.
Pela primeira vez na história, serão 48 seleções na disputa, divididas em 12 chaves de quatro países cada.
Pelas regras do sorteio, realizado no Kennedy Center, em Washington, dois países do mesmo continente não poderiam ficar no mesmo grupo, com exceção dos representantes da Europa.
Os 12 cabeças de chaves foram estipulados de acordo com o ranking da Fifa. Os quatro melhores - Espanha, Argentina, França e Inglaterra - ficaram em chaves opostas de forma alternadas. Brasil (5º), Portugal (6º), Holanda (7º), Bélgica (8º) e Alemanha (9º) completam o grupo, ao lado dos três países sedes.
Antes mesmo da retirada das bolinhas, já estava previamente definido que o México ficaria como cabeça de chave do grupo A, o Canadá do B e os Estados Unidos do grupo D.
Os demais potes (2, 3 e 4) também foram divididos de acordo com a colocação de cada seleção no ranking da Fifa, mas com um detalhe importante: as equipes que disputam a repescagem europeia ou mundial ficaram no pote 4.
Comandada pelo técnico italiano Carlo Ancelotti, a seleção brasileira ficou no Grupo C.
Após a primeira fase do torneio, 32 seleções avançam ao mata-mata: as duas primeiras de cada grupo, mais as oito melhores entre as terceiras colocadas. Confira abaixo todos os grupos do Mundial.
GRUPOS DA COPA 2026
Datas da Copa
Fase de grupos: 11 de junho até 27 de junho
Segunda fase: 28 de junho até 3 de julho
Oitavas de final: 4 de julho até 7 de julho
Quartas de final: 9 de julho até 11 de julho
Semifinal: 14 e 15 de julho
Disputa pelo terceiro lugar: 18 de julho
Final: 19 de julho
Sedes da Copa
México: Estádio Azteca (Cidade do México), Estádio BBVA (Monterrey), Estádio Akron (Guadalajara)
Estados Unidos: MetLife Stadium (Nova Jersey), AT&T Stadium (Dallas), GEHA Field at Arrowhead Stadium (Kansas City), NRG Stadium (Houston), Mercedes-Benz Stadium (Atlanta), SoFi Stadium (Los Angeles), Lumen Field (Seattle), Levi's Stadium (São Francico), Hard Rock Stadium (Miami), Gilette Stadium (Foxborough)
Canadá: BC Place (Vancouver) e BMO Field (Toronto)
Fonte: O Tempo.