Muito criticado no Inicio do Brasileirão, Matheuzinho tem feito bons jogos pelo Corinthians (Foto/Matheus Silva França – Corinthians)
O Corinthians não brilhou tecnicamente, mas mostrou eficiência e voltou de cabeça erguida do Maracanã. Na noite deste sábado (13), o Timão venceu o Fluminense por 1 a 0, pela 23ª rodada do Brasileirão, em jogo marcado pelo equilíbrio e resolvido em uma cobrança de falta de Matheuzinho, no segundo tempo.
O Fluminense entrou em campo com um time praticamente alternativo, reflexo do desgaste da classificação recente na Copa do Brasil. Mesmo assim, conseguiu se impor nos minutos iniciais, mantendo mais posse de bola e trocando passes no campo de ataque. Faltou, no entanto, objetividade para transformar volume em chances claras.
A primeira etapa caminhava para um empate sem sal. A torcida presente chegou a se impacientar diante da lentidão e da escassez de lances de perigo. O Fluminense arriscava cruzamentos, enquanto o Corinthians tentava explorar a bola parada, mas nenhum dos dois conseguiu ameaçar de fato os goleiros.
Ganso ainda tentou organizar o meio-campo, mas sofreu lesão e precisou deixar o gramado ainda antes do intervalo. A perda do camisa 10 fragilizou a criação tricolor. O Corinthians, por sua vez, parecia satisfeito em segurar o empate parcial.
Na volta para o segundo tempo, Dorival Júnior mexeu no ataque, lançando Yuri Alberto em campo. A tentativa de dar mais profundidade não funcionou de imediato, e o jogo seguiu sem emoção. O Fluminense rondava a área rival, mas encontrava dificuldades para finalizar.
O cenário só mudou aos 29 minutos da etapa final. Em falta pela direita, Matheuzinho levantou na área com força. A bola atravessou a defesa, passou por André Ramalho e enganou o goleiro Fábio, morrendo no fundo da rede. O lance deu nova cara ao duelo.
Atrás no placar, o Fluminense se lançou ao ataque. Renato Gaúcho colocou Soteldo e John Kennedy, tentando acelerar o jogo. Cano ainda teve duas oportunidades, mas parou em Hugo Souza, que fez defesas seguras e garantiu o resultado.
O Corinthians respirou aliviado após semanas de instabilidade no Brasileirão. Com a vitória, chegou a 29 pontos, subindo para a nona colocação. O Fluminense, com 28, foi ultrapassado e estacionou no meio da tabela.
Apesar da conquista, o Timão volta para São Paulo com algumas preocupações. Garro sofreu lesão na panturrilha e ficou fora até do banco de reservas. Memphis Depay ainda trata um edema na coxa e segue como dúvida. Além disso, Gui Negão recebeu o terceiro cartão amarelo e será desfalque diante do Sport, no Recife, no próximo domingo.
O Fluminense, por sua vez, já muda o foco. O time viaja à Argentina para enfrentar o Lanús, nesta terça-feira (16), pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, em jogo que promete ser decisivo para a temporada tricolor.
No Maracanã, o saldo foi claro: o Corinthians não encantou, mas soube aproveitar a oportunidade. A bola parada resolveu um confronto sonolento e garantiu ao Timão três pontos fundamentais na luta por recuperação no Brasileirão.
FLUMINENSE - Fábio; Júlio Fidelis, Ignácio, Igor Rabello e Gabriel Fuentes;
Facundo Bernal (John Kennedy), Otávio, Lima (Soteldo) e Ganso (Lucho Acosta); Santi Moreno (Riquelme Felipe) e Cano
Técnico: Renato Gaúcho
CORINTHIANS - Hugo Souza; André Ramalho, Gustavo Henrique e Angileri;
Matheuzinho, Maycon (Hugo), Ryan e Matheus Bidu (Ángel Romero);
Vitinho (André), Gui Negão (Talles Magno) e Kayke (Yuri Alberto)
Técnico: Dorival Júnior
VIGÉSIMA TERCEIRA RODADA
SABADO (13)
Grêmio 0 x 1 Mirassol
Fortaleza 2 x 0 Vitória
Palmeiras 4 x 1 Internacional
Fluminense 0 x 1 Corinthians
DOMINGO (14)
11h: Bragantino x Sport, no Cícero de Souza Marques
16h: Atlético-MG x Santos, na Arena MRV
16h: Juventude x Flamengo, no Alfredo Jaconi
17h30: São Paulo x Botafogo, no Morumbis
20h30: Vasco x Ceará, em São Januário
SEGUNDA-FEIRA (14)
20h: Bahia x Cruzeiro, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova