
Time sub-20 do Flamengo sai três vezes na frente, mas Mirassol reage e encerra Brasileiro invicto no Maião (Foto/JP Pinheiro-Agencia Mirassol)
Campeão com antecedência, o Flamengo transformou a visita a Mirassol em vitrine para a nova geração. Com o elenco principal já em rota para o Catar, onde disputa a Copa Intercontinental, o clube rubro-negro entrou em campo neste sábado (6) com o time sub-20 e, mesmo assim, protagonizou um jogaço: empate por 3 a 3 com o Mirassol, em duelo que abriu a 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.
A partida foi mais uma página de uma campanha inesquecível para o time paulista. Apontado no início do campeonato como candidato ao rebaixamento, o Mirassol encerrou sua primeira participação na Série A invicto em casa, no estádio Campos Maia, e ainda garantiu um feito de gente grande: quarto lugar na tabela, com 67 pontos, e vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2026.
Do outro lado, o Flamengo mostrou por que chegou ao eneacampeonato nacional. Mesmo com um time formado pela garotada, o rubro-negro foi ousado, marcou forte e não se intimidou. Douglas Telles abriu o placar logo aos 7 minutos, aproveitando rebote dentro da área. O único titular do profissional em campo, Michael, ainda teve chance clara para ampliar, mas parou em boa defesa de Walter.
O Mirassol demorou a se encontrar, mas quando conseguiu escapar da pressão, mostrou força. Aos 12, Chico Kim empatou após belo passe de calcanhar de Felipe Jonatan. O jogo seguiu franco, com chances para os dois lados, até que Guilherme Gomes acertou um lindo chute de fora da área, aos 30, colocando novamente o Flamengo na frente — a bola ainda beijou o travessão antes de entrar. Antes do intervalo, porém, Alesson apareceu para deixar tudo igual outra vez, aos 40, completando cruzamento de Chico Kim.
Na volta do vestiário, o roteiro se repetiu. O sub-20 do Flamengo manteve a personalidade, trocando passes e chegando com facilidade. Em trama bem trabalhada, Douglas Telles cruzou, Wallace Yan cabeceou, Walter defendeu e, no rebote, Guilherme Gomes marcou o terceiro gol rubro-negro e o seu segundo na noite, aos 13 da etapa final.
Só que o Mirassol, empurrado pela torcida e pela experiência do elenco, não se entregou. Poucos minutos depois, aos 19, Carlos Eduardo bateu cruzado, Dyogo Alves espalmou e Cristian apareceu para empurrar para as redes, selando o 3 a 3.
partir daí, os paulistas passaram a controlar mais o jogo, segurando a bola e reduzindo o ímpeto dos jovens flamenguistas. Danielzinho e Felipe Jonatan ainda assustaram, acertando finalizações que passaram muito perto da meta de Dyogo Alves. Nos minutos finais, o confronto voltou a ficar aberto, mas o desgaste físico dos dois lados reduziu a precisão, e o placar cheio de alternativas foi mantido até o apito final.
Com o resultado, o Flamengo fecha o Brasileiro com 79 pontos, título confirmado e a sensação de que tem uma base promissora para 2026 — com nomes como Douglas Telles e Guilherme Gomes pedindo espaço no time principal. O Mirassol, por sua vez, coloca ponto final em um Brasileirão dos sonhos, invicto no Maião e já projetando uma histórica participação na Libertadores.