A jovem Alemanha adotou uma postura respeitosa às vésperas do confronto com a Inglaterra e só declarou a sua admiração pelo futebol dos rivais. Fora de campo, no entanto, ídolos históricos do time germânico esbanjam confiança e apimentam o clássico, com críticas à seleção britânica.
O mais duro foi Franz Beckenbauer. Capitão no título em 1974 e técnico da seleção que venceu em 1990, o ex-zagueiro já havia criticado o estilo de jogo da Inglaterra antes da Copa, que ele considera de chutão e corrida. Agora, ele ressaltou o preparo físico dos rivais nas oitavas-de-final.
“Os ingleses estão cansados. Isso tem suas razões. Os jogadores da liga inglesa têm de jogar mais partidas que seus colegas de Bundesliga”, disse Franz Beckenbauer. A declaração gerou repercussão dos dois lados.
“Não havia escutado o que ele disse, mas não acho que o jogo inglês seja de chutar e correr. Sabemos o que nos espera. Eles têm muita qualidade técnica”, disse Philipp Lahm, capitão da Alemanha. “Eu não me sinto cansado. O Campeonato Inglês é um dos mais fortes do mundo. Se você se preparar não tem problema”, disse Jermain Defoe, em resposta ao "Kaiser".