
Gabriel Bortoleto não teve o sábado que esperava. O piloto da Sauber ficou em 16º lugar (Foto/Montagem)
O sábado foi de emoção no Autódromo Hermanos Rodríguez. Em uma disputa equilibrada até os instantes finais, Lando Norris, da McLaren, garantiu a pole position do GP do México com uma volta perfeita em 1m15s586, superando Charles Leclerc, da Ferrari, por pouco mais de dois décimos. O heptacampeão Lewis Hamilton completou o top 3 no grid, também com desempenho consistente.
O resultado teve sabor especial para a McLaren: foi a primeira pole da equipe britânica no circuito mexicano desde 1990, quando o austríaco Gerhard Berger largou na frente. O feito marca ainda a quinta pole de Norris na temporada, igualando o colega Oscar Piastri, atual líder do campeonato, que desta vez sairá da quinta posição.
Com o desempenho dominante na fase final da classificação, Norris mostrou ritmo forte desde os treinos livres e consolidou o bom momento da McLaren, que busca encerrar um jejum de quatro corridas sem vitórias — a última delas conquistada por Piastri no GP da Holanda, em agosto.
Do lado brasileiro, Gabriel Bortoleto não teve o sábado que esperava. O piloto da Sauber ficou em 16º lugar, após ver sua volta rápida no Q1 ser anulada por exceder os limites de pista. O jovem de 20 anos ainda tentou reagir em sua última tentativa, mas não conseguiu avançar para o Q2. Mesmo assim, vem sendo elogiado por sua postura e regularidade em sua temporada de estreia na Fórmula 1.
A prova, marcada para este domingo (26), às 17h (de Brasília), promete ser uma das mais equilibradas do ano. Com Norris, Leclerc, Hamilton e Verstappen nas duas primeiras filas, o GP do México pode definir rumos importantes na reta final do campeonato.
GRID DE LARGADA
Lando Norris (Mclaren) – 1m15S586
Charles Leclerc (Ferrari) +0S262
Lewis Hamilton (Ferrari) +0S352
George Russell (Mercedes) +0S448
Max Verstappen (RBR) +0S484
Kimi Antonelli (Mercedes) +0S532
Oscar Piastri (Mclaren) +0S588
Isack Hadjar (RB) +0S666
Oliver Bearman (HAAS) +0S874
Yuki Tsunoda (RBR) - Q2
Esteban Ocon (HAAS) - Q2
Carlos Sainz (Williams) +0S586*
Nico Hulkenberg (Sauber) - Q2
Fernando Alonso (Aston Martin) - Q2
Liam Lawson (Rb) - Q2
Gabriel Bortoleto (Sauber) - Q1
Alexander Albon (Williams) - Q1
Pierre Gasly (Alpine) - Q1
Lance Stroll (Aston Martin) - Q1
Franco Colapinto (Alpine) - Q1