
Allan pegou dois jogos no pacote de punições do STJD (Foto/Instagram do Jogador)
O clima de tensão entre o Palmeiras e a arbitragem ganhou novo capítulo nesta quinta-feira (23). O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o lateral Piquerez e o zagueiro Gustavo Gómez por declarações feitas após o jogo contra o Flamengo, no último domingo, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
De acordo com a denúncia, Piquerez foi enquadrado no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por ofensa à honra do árbitro Wilton Pereira Sampaio. O uruguaio foi expulso após o apito final ao reclamar de forma exaltada, acusando o juiz de “roubar o time”.
Já Gómez responderá pelo artigo 258, que trata de conduta contrária à disciplina esportiva. O capitão não foi advertido durante a partida, mas acabou denunciado por declarações dadas à imprensa, nas quais afirmou que Sampaio é “um bom árbitro, mas um dos mais soberbos do futebol mundial”, insinuando perseguição contra o clube.
A procuradoria do STJD também incluiu o auxiliar João Martins na denúncia, em razão das ofensas proferidas no pós-jogo. As penalidades previstas variam de um a seis jogos de suspensão, o que pode representar um problema sério para o técnico Abel Ferreira nesta reta final do Brasileirão.
Enquanto isso, o volante Allan já foi julgado e punido com dois jogos de suspensão pela expulsão na partida contra o Fluminense, em julho. O jogador acertou o rosto de Samuel Xavier numa disputa de bola e recebeu vermelho após análise do VAR. Uma das partidas já foi cumprida, e ele desfalca o time no confronto com o Cruzeiro neste domingo.
O Palmeiras volta a campo nesta quinta-feira à noite, em Quito, para enfrentar a LDU, no jogo de ida da semifinal da Libertadores. Mesmo em meio a disputas jurídicas e suspensões, o clube tenta manter o foco na luta por títulos em duas frentes.