CARREIRA

Rebeca Andrade anuncia aposentadoria do solo após ouro olímpico

Ginasta preferiu preservar a saúde física neste momento da carreira

O Tempo
Publicado em 13/08/2025 às 09:01
Compartilhar
Rebeca Andrade nas Olimpíadas de Paris 2024 (Foto/Gabriel BOUYS/AFP)

Rebeca Andrade nas Olimpíadas de Paris 2024 (Foto/Gabriel BOUYS/AFP)

Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica brasileira da história, anunciou que não competirá mais na modalidade de solo, na qual é a atual campeã nos Jogos Olímpicos. A decisão foi comunicada na última terça-feira (12/8) durante sua participação na Rio Innovation Week (RIW). Medalha de ouro neste aparelho em Paris 2024, Rebeca afirmou que busca preservar a saúde física e prolongar sua carreira.

"Eu não vou mais fazer solo; o solo é o que causa mais impacto. Tem 21 anos que faço ginástica, é muito impacto. Foram cinco cirurgias no joelho, uma em cada pé. (Parar de fazer o solo) vai me fazer continuar treinando por mais tempo. Eu sei que vocês amam quando eu faço solo, mas ainda posso mostrar muito nos outros aparelhos", declarou a atleta durante o evento.

A ginasta confirmou sua participação no Mundial de Ginástica Artística, que será em outubro deste ano, na Indonésia. Seu foco principal, porém, está nos campeonatos mundiais de 2026 e 2027, especialmente no último, que oferecerá vagas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.

Rebeca Andrade também destacou a importância de cuidar da saúde neste momento de sua carreira. "Este ano estou cuidando mais da minha saúde física e mental, não estou treinando tão forte. Isso é crucial para os próximos anos, temos pelo menos mais uma Olimpíada pela frente", explicou a atleta, que já vinha sinalizando sua intenção de abandonar o solo desde o término das Olimpíadas de Paris.

Histórico de cirurgias no joelho

Quando questionada sobre as condições de seu joelho, que já passou por cirurgias após lesões graves, a ginasta respondeu com bom humor: "Tá agourando meu joelho?", brincou com o jornalista, garantindo em seguida: "Ele vai estar inteiro."

Durante o evento, Rebeca relembrou o pódio histórico nas Olimpíadas de Paris 2024, quando dividiu as honrarias com as americanas Simone Biles e Jordan Chiles. As três conquistaram as medalhas de ouro, prata e bronze na prova de solo, formando um pódio composto por mulheres negras.

"Foi um momento muito especial aquele pódio com três mulheres pretas. A representatividade, a grandiosidade daquele momento foi enorme, não só para mim, mas também para elas. Não estava esperando o que aconteceu no pódio, elas combinaram na hora e fiquei muito feliz com o carinho gigantesco", relembrou.

A campeã olímpica compartilhou detalhes sobre sua relação com outras ginastas de elite mundial, principalmente com Simone Biles. A americana apoia Rebeca desde 2018, período em que a brasileira se recuperava de uma das primeiras cirurgias no joelho.

"Ela se sentou do meu lado, falou que gostava muito de mim, que era para eu não desistir porque tinha muito potencial", contou Rebeca sobre um encontro com Biles. A ginasta brasileira expressou sua admiração pelo gesto: "E eu fiquei assim: 'Gente, é a Simone falando comigo?' Ela veio por vontade própria e foi muito carinhosa, a gente se respeita muito."

Rebeca enfatizou que o ambiente entre as atletas é de respeito mútuo, apesar da competitividade. "Claro que a gente quer ganhar, mas o clima não é hostil. Quando a outra ganha é como se eu tivesse ganhado também, me sinto representada. Então, estamos lá competindo, mas também estamos brincando, zoando. Em Paris, a Biles falou: 'Tá me fazendo suar, hein, Rebeca?'", finalizou a ginasta.

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por