Davide Ancelotti volta suas forças para o Brasileirão (Foto/Helios de la Rubia - Real Madrid CF)
O Morumbis será palco neste domingo (14), às 17h30, de um confronto de grande peso na 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O São Paulo reencontra seu torcedor depois da pausa da Data Fifa, diante de um Botafogo que tenta reagir após a queda na Copa do Brasil.
O Tricolor paulista chega pressionado pela derrota sofrida no fim de agosto para o Cruzeiro, em Belo Horizonte, que o deixou estacionado nos 32 pontos. A equipe ocupa a sétima colocação e precisa encurtar a distância para o G-4, hoje de quatro pontos, para seguir sonhando com vaga direta na fase de grupos da Libertadores.
Já o Botafogo vive situação distinta, mas igualmente desafiadora. Eliminado pelo Vasco nos pênaltis no Nilton Santos, o time de Davide Ancelotti volta suas forças ao Brasileirão, no qual aparece em quinto lugar, com 35 pontos. O objetivo é retomar a confiança e consolidar sua posição entre os primeiros colocados.
No São Paulo, a expectativa gira em torno das possíveis estreias e retornos. O atacante Emiliano Rigoni, de volta ao clube, pode começar jogando ao lado de Ferreirinha, já que Luciano está suspenso. Outro reforço aguardado é Rafael Tolói, que poderá atuar no sistema defensivo com Alan Franco e Sabino. O lateral Enzo Díaz retorna de suspensão e deve ser titular.
O técnico Hernán Crespo também terá à disposição o volante Alisson, recuperado de lesão, mas não contará com Arboleda, Lucas Moura, Calleri e outros atletas que seguem no departamento médico. A lista de desfalques ainda inclui Luiz Gustavo, em recuperação de problema pulmonar.
No lado alvinegro, Ancelotti deve promover as voltas de Vitinho e Savarino, que estavam servindo suas seleções. Ambos são cotados para iniciar a partida, assim como o meia Montoro, recuperado de indisposição. No meio, Danilo disputa posição com Newton após sentir incômodo muscular.
A dúvida principal está na ponta-direita. Santi Rodríguez ganhou espaço nas últimas semanas e pode ser mantido entre os titulares, mas Artur também briga por vaga. O treinador ressaltou que o elenco precisa mostrar reação imediata para manter vivo o objetivo de alcançar a Libertadores e, consequentemente, a vaga na Copa do Brasil de 2026.
Entre os desfalques confirmados, aparecem Nathan Fernandes, em recuperação de fratura, e o zagueiro Bastos, lesionado no joelho.
O confronto terá arbitragem de Wilton Pereira Sampaio (GO), auxiliado por Bruno Raphael Pires e Leone Carvalho Rocha, com Marco Aurélio Fazekas (MG) no VAR. A transmissão será do canal Premiere.
Prováveis escalações:
São Paulo: Rafael; Alan Franco, Sabino e Tolói (ou Ferraresi); Cédric, Alisson, Pablo Maia e Enzo Díaz; Ferreirinha e Rigoni (Dinenno). Técnico: Hernán Crespo.
Botafogo: Neto; Vitinho, Kaio Pantaleão, Barboza e Alex Telles; Danilo (Newton), Marlon Freitas e Savarino; Santi Rodríguez (Artur), Arthur Cabral e Montoro. Técnico: Davide Ancelotti.