
Ingro, ex-jogador do USC, teve participação direta na permanência do UEC na primeira divisão (Foto/USC)
O Uberlândia Esporte Clube entrou na rodada final do Campeonato Mineiro de 2026 com risco matemático de rebaixamento. A possibilidade era considerada muito baixa e dependia de uma sequência específica de resultados.
Na competição, os dois clubes com pior campanha geral na primeira fase são rebaixados ao Módulo II, independentemente da posição nos grupos.
Antes da última rodada, estudos apontavam que o Uberlândia tinha cerca de 0,095% de chance de queda.
Para o rebaixamento acontecer, quatro resultados precisariam ocorrer ao mesmo tempo: derrota do Uberlândia para o Pouso Alegre, vitória do Democrata-GV sobre o Betim, vitória do Athletic contra o Tombense com grande diferença no saldo de gols e vitória do Itabirito diante do Atlético-MG.
O Uberlândia foi derrotado em casa pelo Pouso Alegre. Mesmo assim, permaneceu fora da zona de rebaixamento porque os demais resultados necessários para a queda não aconteceram.
O risco existia, mas era considerado muito pequeno e dependia de uma combinação improvável. Com o encerramento da rodada, o clube garantiu permanência na elite estadual.
Portanto, os torcedores do USC que torciam para o Uberlândia cair ficaram decepcionados e um novo confronto entre USC x UEC só vai ocorrer em 2027 se o USC subir para a primeira divisão.
