(Foto/Divulgaçã)
. O encontro, batizado de “Minas em Conta”, reunirá alguns dos nomes mais influentes da política e da gestão pública do Estado para discutir, com profundidade, os rumos das finanças mineiras. O debate acontece em um momento decisivo, com o governo mineiro em processo de adesão ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), alternativa encontrada pelo Palácio Tiradentes para tentar reorganizar a dívida de R$ 170 bilhões com a União.
Para analisar os impactos e as perspectivas abertas pelo Propag, o evento contará com a presença do vice-governador e pré-candidato ao governo em 2026, Mateus Simões (PSD), do presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite (MDB), e do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Durval Ângelo. Também participarão economistas, representantes de entidades de classe e outras lideranças políticas.
A presidente de O TEMPO, Marina Medioli, destaca que o seminário busca ampliar o debate público e aprofundar a compreensão sobre os desafios fiscais que moldam o futuro do Estado.
“O TEMPO Seminários nasce do nosso compromisso com um debate plural e qualificado. Discutir a dívida pública mineira é discutir a capacidade do Estado de planejar, investir e se desenvolver com autonomia. É um tema técnico, sim, mas que também influencia diretamente a vida de todos os mineiros”, afirma.
O editor-executivo de O TEMPO, Juvercy Júnior, reforça a importância de um diálogo amplo sobre o tema.
“Quando pensamos no futuro de Minas, pensamos no futuro de mais de 21 milhões de pessoas. Este seminário permite entender as ações já em curso e qual o melhor caminho para que o Estado avance de forma responsável e sustentável”, diz.
Programação
O seminário começa às 9h, no Minascentro, na região central de Belo Horizonte. A entrada é restrita a convidados, mas toda a programação será transmitida pelo canal de O TEMPO no YouTube.
Painel de abertura — “Gestão, autonomia e desenvolvimento: os próximos passos para Minas Gerais”
O vice-governador Mateus Simões abre o evento discutindo modernização administrativa, fortalecimento da autonomia fiscal e possibilidades para ampliar investimentos. A mediação será da editora de Política, Cynthia Castro.
Segundo painel — “A dívida de Minas: origens, contratos e desafios atuais”
O presidente do TCE-MG, Durval Ângelo, se junta ao presidente do Sindifisco-MG, Matias Bakir, e ao presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun. Mediado por Helenice Laguardia, o debate trará um panorama histórico e jurídico da dívida estadual e os desafios enfrentados na relação com a União.
Terceiro painel — O Propag em foco
O presidente da ALMG, Tadeu Leite, apresenta a visão do Legislativo sobre a adesão ao programa, discutindo transparência, governança e mecanismos de fiscalização, novamente com mediação de Cynthia Castro.
Quarto painel — “Propag e as opções de renegociação”
Participam Sara Costa, da Affemg; o economista Francisco Diniz; a procuradora-geral de Justiça Adjunta do MPMG, Reyvani Jabour Ribeiro; e o ex-procurador-chefe da Dívida Ativa, Onofre Alves. O grupo analisará regras, riscos, vantagens e o impacto do Propag na autonomia financeira do Estado.
Encerramento — A visão do Legislativo sobre o futuro fiscal de Minas
Os deputados estaduais Gustavo Valadares (PSD), Cássio Soares (PSD) e Professor Cleiton (PV) encerram o seminário avaliando as implicações políticas e regionais da possível adesão ao Propag. O debate, mediado pelo editor-adjunto Léo Mendes, vai abordar os efeitos da medida para os municípios e para as próximas gerações.