MAIS ESSA

A pedido de Trump Google vai alterar nome do Golfo do México para 'Golfo da América' nos EUA

Publicado em 28/01/2025 às 14:20
Compartilhar

Nesta segunda-feira (27), o Google anunciou, por meio de uma postagem na rede social X, que pretende alterar a nomenclatura do Golfo do México para “Golfo da América” no Google Maps, desde que a mudança seja oficialmente adotada por órgãos do governo americano. A medida será aplicada inicialmente para usuários que acessarem o Google Maps a partir dos Estados Unidos, enquanto, em outros países, a plataforma passará a exibir ambos os nomes. Nos territórios onde o nome “Golfo do México” permanecer como oficial, ele não sofrerá alterações.

O Golfo do México é uma das maiores formações geográficas do mundo, abrangendo aproximadamente 1,55 milhão de km². Cercado por territórios da América do Norte e Central, ele banha três nações — Estados Unidos, México e Cuba — e é conhecido por suas vastas reservas de petróleo, além de sua importância para o comércio e a indústria marítima.

A mudança proposta surge após uma ordem executiva assinada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, no dia de sua posse, em 20 de janeiro. Trump justificou a decisão como um ato de “justiça”, alegando que o novo nome seria “mais bonito” e destacaria o papel histórico do golfo no comércio americano. Em seu decreto, o presidente argumenta que a região é uma “artéria crucial” para a economia do país.

A decisão de Trump gerou reações distintas. A presidente do México, Claudia Scheinbaum, minimizou o impacto do decreto, enfatizando que a mudança “só vale para o território continental” dos Estados Unidos. “Para nós e para o resto do mundo inteiro, continua sendo o Golfo do México”, afirmou.

O Google, por sua vez, explicou em sua postagem que segue uma prática de longa data de atualizar nomenclaturas na plataforma com base em alterações feitas por fontes oficiais. “Recebemos algumas perguntas sobre nomenclatura no Google Maps. Temos uma prática antiga de aplicar mudanças de nome quando elas são atualizadas em fontes oficiais do governo. Para unidades geográficas nos EUA, é quando o Sistema de Informação de Nomes Geográficos (GNIS) é atualizado”, declarou a empresa.

Essa não é a primeira vez que questões de nomenclatura geográfica geram controvérsias nos Estados Unidos. Em 2015, o então presidente Barack Obama alterou oficialmente o nome da montanha mais alta da América do Norte, conhecida como Monte McKinley, para Denali — termo tradicional usado pelos nativos do Alasca. A medida foi revertida por Trump, que decidiu homenagear o presidente William McKinley, em um movimento que reacendeu debates sobre a preservação de nomes indígenas.

De acordo com o Google, a política para o caso do Denali segue o mesmo princípio adotado para o Golfo do México: alterações somente são implementadas no Google Maps quando fontes governamentais as oficializam.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por