(Foto/Divulgação)
A prefeita de Ituiutaba, na região do pontal do Triângulo Mineiro, Leandra Guedes, acionou a Justiça com base na Lei Maria da Penha contra o deputado federal André Janones (Avante), com quem manteve um relacionamento amoroso entre 2014 e 2018. Segundo a denúncia, durante o namoro, Janones teria registrado imagens íntimas do casal sem o consentimento dela — material que agora estaria sendo usado para chantageá-la.
Leandra afirma que o deputado não aceitou o fim do relacionamento e estaria tentando exercer influência sobre a administração municipal, inclusive exigindo a exoneração de servidores. Diante das acusações, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais concedeu medidas protetivas em favor da prefeita, proibindo Janones de se aproximar dela, manter qualquer tipo de contato, frequentar os mesmos locais e divulgar ou compartilhar qualquer conteúdo íntimo relacionado à gestora.
Publicação do site Metrópoles afirma que o processo corre em segredo de Justiça. Em um dos trechos, Leandra afirma que “André Janones ameaçou expor publicamente vídeos e fotos íntimas que diz possuir do período em que mantiveram relacionamento afetivo, com o objetivo de intimidar e prejudicar sua imagem pública”.
A prefeita também acusa o parlamentar de ter enviado imagens íntimas dela a um de seus secretários municipais. Para comprovar a denúncia, Leandra anexou fotos em que seu corpo aparece na tela de um celular, além de uma imagem de uma lingerie idêntica à que ainda possui — com o objetivo de confirmar a veracidade das imagens.
Na denúncia, ela relata que, segundo Conrado Pereira, atual secretário de Saúde do município, Janones teria feito uma ameaça explícita durante uma ligação: “Segundo Conrado, em ligação com André, este disse que era para me avisar que a exposição daquela foto e de outras seria só o começo e que iria acabar com a minha reputação”.
Vale lembrar que Leandra foi chefe de gabinete de Janones na Câmara dos Deputados, em Brasília. Hoje, os ex-aliados estão em lados opostos — e agora separados também por uma medida protetiva.