Os advogados que atuam na área criminal e precisam visitar clientes na penitenciária Aluízio Ignácio de Oliveira agora podem agendar as visitas.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Uberaba, Helder Silva Batista, explicou que, ao assumir a direção da entidade, foi procurado por um grupo de advogados. Eles relataram várias ocorrências que vinham acontecendo, entre elas a demora no atendimento no presídio. Segundo o dirigente classista, era comum um advogado aguardar duas horas para falar com o preso. Helder, então, providenciou uma reunião com o diretor da penitenciária, Itamar da Silva Rodrigues Junior, para que tentassem solucionar o problema.
O diretor explicou que é necessária uma preparação, pois às vezes o detento solicitado está fazendo algum serviço e por isso acaba demorando. Ficaram acertadas então algumas mudanças. A OAB contratou um estagiário para que permaneça na penitenciária diariamente, das 9h às 15h. O estagiário também vai ter uma sala com móveis e internet, com a função de agendar os horários para os advogados interessados.
“O agendamento não é obrigatório e sim facultativo”, disse Helder, acrescentando que a hora marcada é uma forma de otimizar o trabalho. Um dos problemas é que o parlatório tem espaço apenas para dois atendimentos de cada vez. Atualmente, a penitenciária conta com mais de 600 presos, inclusive de outras cidades e Estados. O horário de atendimento ao cliente é das 9h às 18h.