Na condição de representante da OAB de Uberaba, o presidente Helder Silva procurou a direção do Foro
Na condição de representante da OAB de Uberaba, o presidente Helder Silva procurou a direção do Foro da Comarca de Uberaba para repassar reclamações e reivindicações apresentadas por advogados na primeira assembleia geral da categoria profissional realizada para tal fim. O dirigente foi recebido pela juíza Régia Ferreira de Lima, diretora do Fórum Melo Viana, responsável pela administração do Judiciário estadual em Uberaba.
À autoridade judicial, o presidente Helder ressaltou as finalidades precípuas da Ordem dos Advogados do Brasil, entregando cópia da ata da assembleia que deu causa à reunião. Explicou que a atual diretoria da OAB/Uberaba está empenhada na defesa dos direitos e prerrogativas dos advogados, acrescentando que nesta condição a entidade atuará de modo independente e intransigente.
Por sua vez, ele ouviu da juíza diretora do Foro que o horário de atendimento ao público foi fixado de acordo com as diretrizes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, estando compreendido entre 12h e 18h. Anteriormente era possível ter acesso às dependências do Fórum também no período da manhã, mesmo sem que houvesse expediente para o público.
Já a restrição imposta visaria não apenas à segurança daqueles que ali trabalham, mas também viabilizaria melhor condição de trabalho para serventuários da Justiça. Entretanto, ficou resolvido na reunião da OAB com a juíza diretora que será permitido o acesso aos advogados que necessitem entrar no Fórum Melo Viana, desde que apresente a identificação profissional na portaria e assine livro a ser criado com este fim.
Quanto à mudança de Varas Cíveis e de Família da rua Lauro Borges para o prédio da Faculdade de Ciências Econômicas, a juíza Régia justificou, explicando que a medida viabilizará melhores condições de trabalho a todos os operadores do Direito e os jurisdicionados, citando vantagens como a possibilidade de se instalar mais Varas e mudança do Juizado da Infância e Juventude para o Fórum Melo Viana.