ROTA SERTANEJA

ANTT publica edital de concessão da BR-153 e BR-262 com pedágios no modelo free flow

Publicado em 25/07/2025 às 14:06Atualizado em 25/07/2025 às 18:12
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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lançou nesta quinta-feira (24) o edital da concessão de um novo corredor rodoviário federal, a chamada Rota Sertaneja. O trecho conecta áreas produtivas do sul de Goiás ao Triângulo Mineiro, abrangendo partes das BRs 153 e 262. O leilão foi agendado para o dia 6 de novembro, na sede da B3, a Bolsa de Valores, em São Paulo. A proposta envolve aportes superiores a R$ 9 bilhões em infraestrutura.

Um dos principais destaques do projeto é a substituição completa das praças de pedágio pelo sistema eletrônico free flow, que permite a tarifação sem interrupções no tráfego. A tecnologia identificará os veículos por meio de placas ou tags eletrônicas, e o pagamento poderá ser feito de forma digital — via aplicativo, site ou até pelo WhatsApp. Os usuários terão até 30 dias para quitar a tarifa.

Diferentemente de projetos que abrangem longas extensões contínuas, a Rota Sertaneja foca em trechos considerados vitais para o escoamento de produção. A BR-153 será concedida a partir do entroncamento com a GO-129, em Hidrolândia (GO), até a ponte sobre o Rio Paranaíba, em Itumbiara (GO), já na divisa com Minas Gerais. A rodovia segue até Fronteira (MG), passando por Araporã.

Já na BR-262, o trecho concedido se inicia em Uberaba (MG), no encontro com a BR-050, e segue até Comendador Gomes (MG), onde se reconecta à BR-153.

Entre as intervenções previstas estão duplicações, construção de vias marginais, novas faixas de rolamento, viadutos e passarelas. O plano inclui ainda serviços de apoio ao usuário e instalação de sistemas inteligentes para controle de tráfego.

Com contrato válido por 30 anos, a concessão pretende reforçar a malha rodoviária entre dois importantes polos econômicos do país, otimizando o transporte de cargas e beneficiando diretamente o agronegócio e a mobilidade regional.

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