NOVIDADE

Aeroporto de Uberlândia será um dos próximos a receber sala multissensorial para passageiros com TEA

Publicado em 09/04/2025 às 13:57
Compartilhar
O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa Neurobrinq, especializada na criação de ambientes sensoriais terapêuticos (Foto/Aena/Divulgação)

O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa Neurobrinq, especializada na criação de ambientes sensoriais terapêuticos (Foto/Aena/Divulgação)

Uberlândia foi confirmada como uma das cidades brasileiras que irão receber, até o final de 2025, uma sala multissensorial voltada ao acolhimento de passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências. A iniciativa integra o Programa de Acolhimento ao Passageiro com TEA, lançado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, com o objetivo de tornar o ambiente aeroportuário mais inclusivo, acessível e humanizado.

A novidade foi anunciada na última sexta-feira (4), durante a inauguração da primeira sala do programa, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. O espaço inaugurado é equipado com diversos recursos sensoriais projetados para oferecer um ambiente tranquilo e confortável a pessoas neurodivergentes. Entre os itens disponíveis estão iluminação suave, sons de água corrente, projeções visuais nas paredes, colunas de bolhas, almofadas sensoriais e uma piscina de bolinhas iluminada — todos pensados para ajudar na regulação emocional e redução de estímulos que possam causar desconforto.

De acordo com o ministro Silvio Costa Filho, o programa representa um passo importante para ampliar a acessibilidade no transporte aéreo. “Estamos oferecendo uma melhor experiência ao passageiro neurodivergente e também incentivando a conscientização da sociedade sobre o tema”, declarou.

A sala prevista para o aeroporto de Uberlândia terá cerca de 35 metros quadrados e poderá acomodar até quatro famílias simultaneamente. Além dos recursos sensoriais, o espaço contará com poltronas semelhantes às dos aviões e um guia visual com o passo a passo do processo de embarque — um elemento essencial para ajudar a proporcionar previsibilidade e diminuir a ansiedade de passageiros com TEA.

A operadora Aena Brasil, responsável pela administração do aeroporto local, confirmou que Uberlândia está entre as cidades contempladas com a iniciativa. O projeto é desenvolvido em parceria com a empresa Neurobrinq, especializada na criação de ambientes terapêuticos sensoriais.

Com a implementação da estrutura, Uberlândia se une a cidades como Aracaju, Maceió, João Pessoa e Campo Grande, que também estão no cronograma de implantação do programa. A expectativa é que a sala multissensorial transforme a experiência de viagem para pessoas neurodivergentes, oferecendo mais conforto, dignidade e autonomia em um ambiente historicamente pouco adaptado às suas necessidades.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por