Fazenda de eucaliptos na região Central de Minas (Foto/Fred Magno/O Tempo)
Minas Gerais já é líder na silvicultura, mas pode ampliar ainda mais os investimentos no setor. De acordo com um estudo divulgado na quinta-feira (10), durante o evento Florestas UAI, realizado pela Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF), o estado dispõe de 15 milhões de hectares com aptidão para projetos florestais.
O estudo foi encomendado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e pela Invest Minas, sendo conduzida pelo Grupo Index. As florestas plantadas, especialmente de eucalipto, contribuem para exportações mineiras com produtos como celulose, papel e carvão vegetal sustentável.
Atualmente, Minas Gerais possui cerca de 2,3 milhões de hectares de florestas plantadas, o que representa aproximadamente 25% da área total de plantações florestais do Brasil, além de 1,4 milhões de hectares de florestas preservadas. Esse setor movimenta cerca de R$ 10 bilhões por ano, gera mais de 300 mil empregos diretos e indiretos.
Mas o setor enfrenta entraves, como falta de mão de obra qualificada, entraves ambientais, problemas logísticos na malha rodoviária e limitações no modal ferroviário.
Fonte: O Tempo.