GERAL

Alimentos devem ficar mais caros

Helena Cunha
Publicado em 18/01/2011 às 21:55Atualizado em 20/12/2022 às 02:05
Compartilhar

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou, nesta semana, que a inflação ficará acima da meta em 2011, por causa do preço dos alimentos. A estimativa é de que a inflação fique em torno de 5%, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Esse número é maior que a meta de 4,5% definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

O presidente da Associação de Supermercadistas do Triângulo Mineiro (Assuper), José Vicente, acredita que os alimentos realmente serão os responsáveis por esse aumento na inflação. Primeiro porque os hortifrúti deverão ficar mais caros em virtude das chuvas no mês de janeiro, que afetam as lavouras.

Os outros alimentos também deverão ter alta de preços, que será acarretada pelo novo valor do salário. “A tendência é esta, sempre que o governo anuncia o reajuste do salário mínimo, o custo de outros produtos é elevado”, comenta o presidente.

José Vicente lembra que, desde o início deste ano, os combustíveis também já tiveram uma alta, o que contribui para levantar outros preços. “O ano passado foi muito bom para a economia. A inflação ficou abaixo do esperado, 5,9%, mas para 2011 acredito que será maior”, pontua.

Apesar das pressões inflacionárias, o ministro da Fazenda afirmou, em nota divulgada, que o Brasil não corre o risco de passar do teto da meta da inflação, que é de 6,5%.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por