Acompanhando aumento do salário mínimo neste início de ano, a cesta básica também registrou alta, provocando instabilidade no orçamento doméstico. Neste caso, as donas-de-casa têm que fazer de tudo para que o dinheiro destinado às compras de produtos alimentícios seja suficiente para levar o necessário.
Para aquelas que têm passado pelo problema, a técnica em Nutrição e Dietética, Cleonice Beraldo Moreno, explica que a alternativa para economizar na cozinha é adquirir verduras e frutas da estação, além daquelas produzidas na região. “Essas são encontradas com preços bem mais baixos e até com mais qualidade”, explica.
Além disso, na hora de preparar os alimentos, a pessoa deve ter consciência de que quase tudo pode ser aproveitado. A substituição de produtos também pode ser uma boa opção. “Ao invés de fritar a batata no estilo chips, pode utilizar banana cortada em rodelas, que também é muito saborosa.” A banana verde, que costuma ter um bom preço, também pode ser aproveitada para incrementar a sopa, e a casca pode ser utilizada em outra receita.
Outra casca que pode ser servida na refeição é a de abóbora cabotiá, que, ao ser preparada para o almoço, pode ter cascas raladas, como a cenoura e refogada para o jantar. No entanto, a técnica em nutrição alerta que nem todas as cascas podem ser utilizadas devido o uso indiscriminado de agrotóxicos. “A dona-de-casa deve dar preferência a alimentos seguros.”