TRIÂNGULO MINEIRO

Homem desaparecido há mais de 30 anos é encontrado durante peregrinação para Romaria

Enilson José dos Reis foi localizado por agentes da PRF enquanto caminhava para o Santuário de Nossa Senhora da Abadia; família celebrou o reencontro e planos de recomeço

Publicado em 15/08/2025 às 12:43Atualizado em 15/08/2025 às 12:45
Compartilhar

Enilson no momento em que foi abordado pela PRF. (Foto/Divulgação/PRF)

Enilson no momento em que foi abordado pela PRF. (Foto/Divulgação/PRF)

Após mais de três décadas desaparecido, Enilson José dos Reis, de 53 anos, foi localizado durante uma peregrinação rumo ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Ele foi encontrado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no dia 7 de agosto, enquanto caminhava com camiseta do Atlético-MG, bermuda e chinelo. Ao oferecerem um colete refletivo e um casaco, os policiais descobriram que Enilson estava registrado no Sistema Nacional de Alarmes (Sinal) como desaparecido.

A abordagem inicial não permitiu o contato imediato com a família, pois as ligações não foram atendidas. Mesmo assim, os agentes acompanharam discretamente o percurso do homem, que se identificou como romeiro. Enilson estava acostumado a não ter residência fixa, e suas longas caminhadas faziam parte da rotina que o manteve distante da família por tantos anos.

Segundo a irmã de Enilson, Rosi Reis, a separação da família ocorreu após a morte dos pais, quando ele passou a viver com parentes paternos enquanto os outros irmãos ficaram com familiares maternos. Ainda jovem, Enilson sofreu maus-tratos, passou a trabalhar em fazendas e tornou-se andarilho, vivendo cerca de 26 anos nas estradas sem endereço fixo. Ela contou que os irmãos nunca desistiram de localizá-lo. “O policial responsável chegou a ligar para o meu irmão, mas como era madrugada ele não atendeu e só retornou depois” e que, por meio do Sinal, finalmente conseguiram o reencontro.

“Depois que os nossos pais morreram ele foi criado por familiares paternos, enquanto eu e meus dois irmãos ficamos com parentes maternos", contou a irmã de Enilson. (Foto/Reprodução)

“Depois que os nossos pais morreram ele foi criado por familiares paternos, enquanto eu e meus dois irmãos ficamos com parentes maternos", contou a irmã de Enilson. (Foto/Reprodução)

Os irmãos procuraram a Polícia Civil, tentaram localizá-lo por meio de registros no CadÚnico e no título de eleitor, mas só havia registro de votação até 1995. Há cerca de quatro anos, o desaparecimento foi incluído no sistema Sinal.

O acompanhamento de agentes federais e equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) possibilitou o reencontro da família no domingo, 10 de agosto. Enilson foi visto próximo a um posto de combustíveis perto de Uberlândia e, informado da localização, os três irmãos se reuniram com ele no local. O reencontro aconteceu no pátio do posto com os três irmãos presentes — um vindo de Belo Horizonte, outro de Arinos e o terceiro de Buritis. Comovidos, eles acompanharam Enilson até Buritis.

Ainda de acordo com a irmã, Enilson revelou que, embora tivesse planos de seguir para o Mato Grosso, agora deseja se fixar na zona rural, trabalhar como diarista e conquistar sua própria casa. Ela comemorou a união da família: “Foi um sonho realizado, nós nunca desistimos”. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por