Há comunidades que sofrem com deficiências, tanto materiais quanto espirituais, e é através do trabalho voluntário que, muitas vezes, elas são supridas. Para a diretora do Colégio Presbiteriano Comenius, Nilda Fragão, é importante desenvolver a habilidade de ajudar o próximo dentro do ambiente escolar. "Com o trabalho voluntário levamos os nossos alunos a conhecerem a realidade da sociedade e contribuírem de alguma forma", enfatiza.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2006, do IBGE, cerca de 7% de toda a população brasileira desenvolve algum tipo de trabalho voluntário e não-remunerado, como ajuda a instituição religiosa, beneficente ou de cooperativismo.
No colégio, através do projeto Comenius Semear, trabalhos voluntários de recreação e oficinas são oferecidos para idosos, crianças e adultos. "Nós temos uma associação, na qual, pais e comerciantes ajudam tanto no lanche quanto nas oficinas que realizamos durante o trabalho voluntário", afirma.
A diretora conta ainda que cerca de 86 crianças são beneficiadas com o projeto voluntário. "Todos os ministrantes das oficinas são voluntários do colégio. No total, 86 crianças dos bairros Alfredo Freire 1, 2 e 3 são beneficiadas" ressalta.
A diretora ainda acrescenta que os trabalhos tornam a instituição aberta, acolhedora, democrática e comprometida com as questões familiares e comunitárias. Ela ainda ressalta que apesar de não ter a solução para todos os problemas, o voluntariado participa da vida na comunidade. "Nossa proposta pedagógica valoriza as experiências individuais e coletivas na construção do conhecimento", destaca.
Artes.
Ela ainda acrescenta que a escola deve ser um espaço vivo, estimulante, seguro e afetivo, onde as crianças, além de estudar, brincam, adquirindo domínio do próprio corpo, exercitando a coordenação motora e a autoconfiança. "Músicas, histórias, contos, dança e atividades artísticas também enriquecem nossas tardes. A preservação dos valores essenciais à vida fazem parte da dinâmica dos conteúdos, tornando o colégio um espaço educacional", ressalta. Para Nilda, além do trabalho voluntário, é importante desenvolver outras habilidades nos alunos. "Trabalhamos, principalmente, a importância da interdisciplinaridade. Cada vez mais temos que trabalhar em conjunt professores de todas as disciplinas, integrando a música e arte para despertar a criticidade dos alunos", observa.