GERAL

Alunos do município vão para as ruas em passeata contra a dengue

Escola Municipal Santa Maria promoveu mobilização em torno do combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti

Publicado em 23/10/2011 às 18:42Atualizado em 19/12/2022 às 21:43
Compartilhar

Escola Municipal Santa Maria promoveu mobilização em torno do combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Acompanhados pela fanfarra da escola, cerca de 200 alunos chamaram a atenção da comunidade. Os estudantes caminharam pelas ruas Goiás, Afrânio de Azevedo e Rio Grande do Sul. Além da Santa Maria, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) Vovó Adelina, JK e Márcio Eurípedes promoveram a parada educativa de enfrentamento à dengue.

No Santa Maria, durante o trajeto, os alunos distribuíram informativos de conscientização e de controle da doença. Alguns dos materiais foram elaborados pelos próprios alunos da unidade escolar. Neste panfleto, os estudantes lembram que a doença pode levar até à morte. Entre outras coisas, os alunos pedem para que as pessoas eliminem recipientes que acumulam água parada, tampar bem caixas-d’água e lavar constantemente as vasilhas dos animais de estimação. Um jingle criado pelos alunos chamou a atenção dos moradores para a necessidade de estar sempre tratando a água das piscinas com cloro.

Para Valéria Salgado Santos Cruz, diretora da escola, a ação incluiu também mostras de Tecnologia e de Folclore. Os temas foram trabalhados em salas de aula e, neste sábado (22), apresentados à comunidade. Como bem ressalta o cartaz exibido pelos alunos, Valéria ressalta que o combate à dengue está em nossas mãos e o exemplo das crianças ajuda a conscientizar mais rapidamente os adultos. Ela lembra que a Escola Municipal Santa Maria conta com 930 alunos e a fanfarra, com 100 integrantes.

Segundo a diretora do Cemei Vovó Adelina, o evento realizado na praça Altamiro de Deus, no bairro Costa Teles, contou com várias apresentações artísticas das crianças e também dos parceiros. Ela explicou que objetivo da mobilização foi promover uma reflexão sobre os cuidados que as pessoas devem ter em suas casas. “Contamos com a apresentação do 4º BPM, exposição de animais empalhados, agentes do Programa Saúde da Família e muita orientação sobre a dengue”, conta, acrescentando que as crianças cobram dos pais e outros familiares mais participação no controle da doença. “Se elas veem algo fora do lugar, como uma tampinha de garrafa, as crianças explicam que isso não pode”, ressalta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por