Em Uberaba, aproximadamente 50 mil aposentados e pensionistas vão receber a primeira parcela do 13º salário antecipadamente. Anúncio foi feito pelo presidente Lula na 5ª
Em Uberaba, aproximadamente 50 mil aposentados e pensionistas vão receber a primeira parcela do 13º salário antecipadamente. O anúncio foi feito pelo presidente Lula na quinta-feira. Só no município o valor é equivalente a R$ 20 milhões.
Dolorísio Humberto da Silva, gerente executivo do INSS de Uberaba, diz que o pagamento estará disponível nos últimos cinco dias úteis de agosto e nos primeiros cinco dias úteis de setembro. Ele explica que geralmente o valor vem junto com o contracheque de pagamento da aposentadoria ou pensão.
Pessoas cadastradas em outros benefícios, como a Renda Mensal Vitalícia e outros benefícios do mês, não têm direito ao 13º salário.
A adoção do número 135 também beneficiou a agência do INSS Uberaba. Dolorísio informa que, além de ajudar a população, o número também agilizou o trabalho dentro da própria agência, que recebe em média 500 pessoas diariamente. “Uma das maiores preocupações do atual governo foi realmente o atendimento. Esse processo de agendamento realmente acabou com as filas, a pessoa já vem com hora marcada. Ajudou também na agilidade para a parte de cadastros”, aponta.
Atualmente o agendamento demora no máximo cinco dias. Se a pessoa estiver com a situação regular com o governo, a concessão de benefício sai automaticamente.
O monitoramento criado pelo presidente em 2009 para saber quantas pessoas esperam para ser atendidas em uma agência, quantas já tiveram o atendimento concluído e quanto tempo em média foi gasto com cada pessoa foi usado para a criação do número 135 e ainda não pode ser acessado pela população.
Dolorísio observa que o objetivo do governo é acompanhar o cumprimento de metas assinadas pelos gestores da Previdência e procurar padronizar o atendimento em todo o país, o que tem sido atingido aos poucos.
Para os aposentados e pensionistas que tiverem dúvidas, basta ligar para o 135 - serviço de agendamento - e marcar um horário ou então consultar o endereço eletrônico da Previdência Social (http://www.previdenciasocial.gov.br).