A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) recebeu uma autorização excepcional da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta quarta-feira (19/11), para realizar pesquisas sobre o cultivo da planta Cannabis sativa.
Conforme a Anvisa, antes de iniciar os estudos, a Embrapa vai passar por uma inspeção presencial da Agência e deverá cumprir uma série de requisitos para garantir segurança e controle do material. A autorização será acompanhada pela Agência, que poderá solicitar ajustes adicionais.
A agência alerta que nenhum produto resultante das pesquisas poderá ser comercializado, e a Embrapa só poderá enviar material vegetal não apto à propagação para outras instituições de pesquisa devidamente autorizadas.
Segundo o relator do processo, o diretor da Quinta Diretoria da Anvisa, Thiago Lopes Cardoso Campos, a autorização reforça o compromisso da Agência com a ciência, a inovação e a segurança sanitária. “Essa autorização permite que o Brasil produza conhecimento próprio, fortaleça sua autonomia tecnológica e cumpra seu dever com a saúde pública e o desenvolvimento nacional”, afirmou.
A autorização permite que a instituição desenvolva três linhas principais de estudo:
Fonte: O Tempo.