Consultas podem ser feitas no aplicativo Meu INSS (Foto/Divulgação/Governo Federal)
Alguns aposentados do INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social, vão receber o 13º salário em parcela única a partir do dia 25 de novembro. O direito é garantido aos aposentados e pensionistas novatos, que começaram a receber os benefícios do INSS entre junho e outubro deste ano. Para esses beneficiários, a parcela única do 13º será depositada em novembro ou dezembro.
Quem recebia aposentadoria ou pensão antes de junho já teve o depósito efetuado em abril e maio deste ano. Nesses dois meses, o 13º foi pago a mais de 33 milhões de beneficiários do INSS. A antecipação ocorre desde 2020, com a pandemia de Covid-19.
Veja o calendário
O pagamento da parcela única do 13º começa no dia 25 de novembro e termina até 6 de dezembro. A data do depósito varia de acordo com o final do benefício e se o valor for igual ou superior ao salário mínimo.
O pagamento é feito primeiro para quem tem direito a um salário mínimo, atualmente em R$ 1.412. A partir de 2 de dezembro, é depositado para quem tem direito a um valor maior. Os depósitos serão encerrados em 6 de dezembro.
Também serão contemplados com o abono anual os beneficiários de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade.
Pessoas que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que comprovam baixa renda, e beneficiário de Renda Mensal Vitalícia não recebem o 13º salário.
Fique de olho
Para quem ganha até 1 salário mínimo:
Para quem ganha acima do piso nacional:
Como consultar
Pelo site:
Pelo aplicativo:
Fonte: O Tempo