Dados da Fecomércio-MG são baseados na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.
O volume de atividade turística de Minas Gerais voltou a crescer em setembro, com alta de 0,2%, na comparação com o mês de agosto, quando registrou retração de -0,8% dem relação a julho.
A informação está na análise do Núcleo Estudos Econômicos da Fecomércio_MG realizada sobre os números mais recentes da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.
Na comparação com o mês de setembro do ano passado, o turismo do estado registrou uma desaceleração de -6,2%. O desempenho foi inferior ao do último ano, quando houve uma desaceleração de -0,3%.
No acumulado do ano, de janeiro a setembro de 2025, Minas Gerais registra queda no volume de atividade turística de -3,7%, refletindo variação menos expressiva para o ano corrente.
Explicação
Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio-MG, observa que, Minas Gerais apresentou desempenho positivo neste mês, registrando uma variação superior em um ponto percentual em relação ao mês anterior.
“Nesse contexto, a atividade de “Serviços prestados às famílias” destacou-se pela evolução na variação acumulada em 12 meses, alcançando 1,7% positivos, resultado próximo à média nacional com (1,9%).
Esse avanço contribuiu para impulsionar segmentos ligados a hotelaria, alojamento e alimentação. Por outro lado, ao analisar as atividades de “Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio” e “Serviços profissionais, administrativos e complementares”, observa-se um cenário menos favorável.
"Esses segmentos apresentaram desempenho inferior à média nacional, com diferenças de -2,6 e -4,4 pontos percentuais abaixo, respectivamente. Essa retração reflete a desaceleração em áreas como aluguel de bens não imobiliários e transporte rodoviário, aquaviário e aéreo de passageiros, que são normalmente atrelados ao setor de turismo e podem justificar o resultado acumulado nos últimos meses no estado”. (Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio-MG)
Já no acumulado de 12 meses, outubro de 2024 a setembro de 2025, o estado mostra desaceleração de -1,6% no volume de atividade turística nos últimos 12 meses, de outubro de 2024 a setembro de 2025.
Número positivo no país
Segundo dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o índice de atividades turísticas variou 0,1% em setembro, frente ao mês imediatamente anterior, segundo resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 1,1%. Com isso, o segmento de turismo está 11,5% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 2,0% abaixo do ápice da série histórica (dezembro de 2024).
Regionalmente, 10 dos 17 locais acompanharam a variação positiva da atividade turística nacional (0,1%). A contribuição mais relevante ficou:
Em sentido oposto estão:
Fonte: O Tempo.