O prazo estipulado pelo TSE para transferência, revisão e alistamento eleitoral permitindo ao cidadão votar nas eleições
O prazo estipulado pelo TSE para transferência, revisão e alistamento eleitoral permitindo ao cidadão votar nas eleições deste ano, termina em 5 de maio. Em Uberaba, o movimento nos cartórios cresceu nos últimos dias, mas os funcionários temem filas e aglomerações com a procura de última hora.
A experiência de pleitos anteriores permite à chefe do Cartório Eleitoral da Zona 326, Camila Mendonça Carísio, ter expectativa de aumento do público mais próximo da data final. Alerta a servidora, que a busca antecipada garante mais tranquilidade ao eleitor, por não exigir retorno. As alterações ou novos pedidos são processados on-line, possibilitando a impressão imediata do título.
Para o alistamento eleitoral destinado aos que requerem o documento pela primeira vez, pede-se documento com foto e comprovante de residência. O título não pode ser solicitado via correio e a pré-inscrição pela internet ficará indisponível dentro de poucos dias, por exigência do TRE.
A transferência é possível quando o cidadão residir no município por no mínimo três meses, ao passo que a revisão eleitoral permite a alteração de nome, mudança de endereço e o requerimento da 2ª via.
Em Uberaba existem quatro cartórios eleitorais atendendo a bairros específicos. Para saber a zona eleitoral a que pertence, o eleitor pode comparecer na Rua Lauro Borges, 97, na lateral do Fórum Melo Viana, onde estão instaladas as Zonas 276, cujo telefone é 3312-6371, e também a 347, com número 3316-5094.
Já as Zonas 277 e 326 estão instaladas na Rua Rodolfo Machado Borges, 299, no bairro São Benedito. O telefone da primeira é 3312-7737 e da 326ª é 3321-8567. Os cartórios funcionam de 10 às 16h, de segunda a sexta-feira.