GERAL

Aumento da taxa básica de juros reduz endividamento

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros (Selic), passando para 12,50% ao ano

Publicado em 04/08/2011 às 09:00Atualizado em 19/12/2022 às 22:59
Compartilhar

João Fábio Sommerfeld

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros (Selic), passando para 12,50% ao ano. Esta é a quinta elevação no ano, deixando os juros no nível mais alto desde janeiro 2009. Esta taxa é o instrumento utilizado pelo Banco Central para manter a inflação sob controle ou para estimular a economia.

De acordo com o economista Marco Antônio Nogueira, o aumento da taxa tem como objetivo conter a alta da inflação. Entretanto, ele explica que a elevação da taxa tem um significado muito mais simbólico na vida das pessoas. “Quando estou elevando a taxa básica de juros, estou remunerando mais os meus títulos, para reduzir o nível de consumo. Para o dia-a-dia das pessoas, isto é insignificante, por que o percentual de reajuste é muito pequeno”, observa.

Marco Antônio ressalta que a Selic não é muito efetiva para reduzir o consumo. Para ele, pagar no mínimo 20% da fatura do cartão de crédito é mais efetivo que o aumento da taxa básica de juros. De acordo com as novas regras, que passaram a vigorar no dia 1º de dezembro, o pagamento mínimo da fatura mensal, que é de 15%, passará para 20%. A decisão visa a contribuir para a redução do endividamento dos clientes, já que os juros altos incidem sobre o saldo devedor.

Segundo o economista, o Brasil é campeão mundial em taxas de juros e muitos estrangeiros vêm ao país aplicar em fundos de investimentos em função do aumento da Selic. “Para o investidor estrangeiro, 0,25% é muita coisa. Na Europa, o juro é baixo; nos Estados Unidos e Japão, é negativo. Quando aumenta essa taxa, os beneficiados são os fundos de investimentos americanos e japoneses, pois é algo atraente para esses investidores”, destaca.

Neste ano, a taxa Selic tem aumento de 1,75 ponto percentual. É esperado na próxima reunião do Comitê, marcada para o final de agosto, aumento de pelo menos mais 0,25 ponto percentual.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por