Avião da Latam no Aeroporto de Uberlândia após retornar (Foto/Divulgação)
Na noite desta quarta-feira (16), um voo da Latam, que decolou de Uberlândia com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, precisou retornar ao ponto de partida após uma colisão com um pássaro, incidente conhecido como “bird strike”. O voo LA3101, que decolou às 18h19, pousou com segurança no Aeroporto de Uberlândia às 19h01, e foi posteriormente cancelado, conforme informado pela companhia aérea.
Thiago Penha, consultor de vendas e um dos passageiros a bordo, relatou que pouco após a decolagem, um barulho foi ouvido na parte traseira da aeronave, seguido por um clarão. Segundo ele, o avião sobrevoou a cidade por aproximadamente 30 minutos antes de iniciar o retorno para o aeroporto. “O silêncio tomou conta do avião até que o piloto informou que o avião havia batido em alguma coisa”, descreveu Thiago.
A Latam confirmou o incidente e destacou que todos os passageiros foram reacomodados em voos alternativos, recebendo toda a assistência necessária. A empresa reforçou seu compromisso com a segurança, afirmando que “lamenta os transtornos causados e reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”.
O “bird strike” é um tipo de incidente relativamente comum na aviação, especialmente durante decolagens e pousos, quando a aeronave está em baixas altitudes, aumentando o risco de colisões com aves. Em casos como este, a prioridade é garantir a segurança dos passageiros, tripulação e da própria aeronave.