No período de estiagem, o índice de umidade relativa do ar permanece baixo. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia, em alguns dias a umidade ficou com índice em torno de 20%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência. Para fim de ilustração, o deserto do Saara apresenta variação de 10% a 15% na umidade relativa do ar.
Preocupados com a atual situação climática que abrange boa parte do país, inclusive Uberaba, os consumidores estão aquecendo as vendas de umidificadores e climatizadores. Segundo o gerente de uma loja de eletrodomésticos, João Batista Tavares, o consumo desses equipamentos foi 25% maior que no ano passado. “O estoque da loja já acabou, mas no depósito há ainda alguns aparelhos. Estou trabalhando com apenas um fornecedor e a média de venda é de seis umidificadores por dia”, revela.
Devido ao final do inverno e início da primavera, a temperatura começa a se elevar, aquecendo o mercado com as vendas de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores.
Para minimizar os problemas do tempo seco, especialistas aconselham a evitar a prática de atividades esportivas ao ar livre e a exposição ao sol, especialmente no período entre 10 e 16 horas. Outra orientação é para que as pessoas ingiram bastante líquido, evitando assim o risco de desidratação. (JFS)