Os números demonstram que as instituições bancárias estão mais preocupados com o lucro
Dados da consultoria Economática revelam que o lucro líquido dos três maiores grupos bancários do país – Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Bradesco, que respondem por quase 80% do mercado – saltou quase 420% entre os oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso e os sete anos e meio da gestão Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar do salto nos lucros, o setor não investe na satisfação dos clientes e cresce também com o número de reclamações. Um levantamento inédito do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça mostra que a quantidade de reivindicações contra as agências bancárias superou as reclamações de telefonia. Mas a situação não é novidade em Uberaba. De acordo com Sebastião Severino, diretor do Procon, a cidade registra mais reclamações de bancos do que de telefonia. Desde o dia 1º de janeiro até 20 de agosto de 2010, o Procon recebeu 8.134 reclamações gerais. Do total, 3.490, ou 43% foram de assuntos financeiros, como cartão de crédito e juros. A telefonia fica em 2º lugar, com 20% das reivindicações. Para Sebastião, os números demonstram que os bancos estão mais preocupados com o lucro do que o bem-estar do cidadão. De acordo com ele, a grande maioria das reclamações é relacionada com a má informação dada ao consumidor. Outra questão com grande reincidência é o descumprimento ao tempo limite de espera na fila, que somam 38 autuações em 2010. “Esperamos que os bancos façam a parte deles, para ter uma solução. Queremos resolver a situação do consumidor, que [os bancos] aprendam a respeitar.” O diretor do Procon pede que os consumidores continuem denunciando o desrespeito ao consumidor. Os telefones são 151, 3333-7666 e 3333-7560.