TRATAMENTO

Bolsonaro volta ao centro cirúrgico para tratar soluços, diz Michelle

O ex-presidente foi operado para tratar uma hérnia inguinal na quinta-feira; ele já estava internado quando os médicos decidiram submetê-lo a outro procedimento

Lara Alves; Ana Paula Ramos/O Tempo
Publicado em 27/12/2025 às 16:15
Compartilhar

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passa por um novo procedimento cirúrgico na tarde deste sábado (27/12), no hospital DF Star, em Brasília. A intervenção médica ocorre para tratamento dos episódios de soluço, como informou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. "Meu amor acabou de ir para o centro cirúrgico para realizar o bloqueio do nervo frênico", publicou em uma rede social. "Já são nove meses de luta e de angústia com soluços diários", acrescentou. 

O filho do ex-presidente, Carlos Bolsonaro, também reiterou que o pai retornou ao centro cirúrgico. Quem acompanha Bolsonaro no hospital é o filho Jair Renan Bolsonaro, vereador de Balneário Camboriú. "Meu pai volta à mesa de cirurgia novamente. Meu irmão está aguardando no hospital para mais informações, pois não é possível visita de mais de um filho no mesmo horário", postou Carlos.

Internação

Na última quinta-feira (25/12), Jair Bolsonaro realizou uma herniorrafia inguinal bilateral, o oitavo procedimento desde que foi vítima de uma facada durante a campanha nas eleições presidenciais de 2018.  

Segundo o boletim médico divulgado na sexta-feira (26/12), o ex-presidente iniciou a fisioterapia e recebia analgésicos e medicamentos para a prevenção de trombose. A nota informou ainda que houve ajustes nas medicações para soluço e refluxo. 

A expectativa é de que o ex-presidente fique internado no DF Star aproximadamente por uma semana, antes de voltar à Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por liderar a tentativa de golpe de Estado em 2022. 

O ex-presidente Jair Bolsonaro está internado desde a manhã da última quarta-feira (24/12), quando deixou a Superintendência da PF, onde estava preso há 32 dias. Ele foi submetido a uma cirurgia de cerca de três horas para retirada de hérnias na virilha e deve continuar internado entre cinco e sete dias. 

Segundo o cirurgião-geral Cláudio Birolini, a cirurgia ocorreu sem intercorrência alguma. “A hérnia era maior do lado direito. Do lado esquerdo, a hérnia estava em uma fase mais inicial, mas, se não resolvesse agora, daqui a alguns meses ele iria desenvolver o quadro clínico do mesmo jeito que desenvolveu do lado direito. Então, já foi feita a correção de ambos os lados", explicou.  

Birolini ainda informou que o ex-presidente poderá ser submetido a um procedimento para tentar conter as crises de soluço, chamado de bloqueio do nervo frênico. 

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro acompanhou a cirurgia. Como o ex-presidente está preso, a ex-primeira-dama foi a única autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes a acompanhá-lo. O quarto onde está Bolsonaro é vigiado por, no mínimo, dois policiais federais e a entrada de telefones celulares e computadores está proibida.

Fonte: O Tempo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por