Eleitores desavisados continuam procurando os cartórios eleitorais da cidade na tentativa de realizar serviços que já não estão mais disponíveis. O último dia de prazo para tirar título, fazer transferências e revisões foi 5 de maio, mesmo assim, um grande número de pessoas tem procurando os cartórios, principalmente jovens, que querem tirar o título pela primeira vez, e cidadãos que querem transferir o documento para outra cidade.
O chefe de Cartório da Zona 276ª, Leandro Amorim e Silva explica que a partir deste mês, até dez dias antes das eleições – 23 de setembro – os cartórios podem apenas expedir a 2ª via do título, e somente para eleitor do município.
Neste caso, segundo Leandro, a pessoa deve procurar o cartório responsável pela escola onde vota. Outra grande procura, desnecessária, é pela Certidão de Quitação Eleitoral, que pode ser obtida no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), www.tse.jus.br.
Troca. Na última eleição, em 2008, Uberaba contava com 202 mil eleitores. Hoje são 209 mil e 693 eleitores aptos. Na cidade existem quatro cartórios eleitorais, sendo que as Zonas 276ª e 347ª estão situados na rua Lauro Borges, 97, enquanto as Zonas 277ª e 326ª funcionam na rua Rodolfo Machado Borges, 299, bairro São Benedito.
Com exceção da Zona 277ª, todas têm grande quantidade de títulos antigos para trocar. Leandro explica, que com a criação da Zona 326ª em 2004 e a Zona 347ª em 2007, várias mudanças ocorreram nos locais de votação, com a redistribuição das escolas, não do local, mas sim das seções e a zona a que determinada escola pertence.
Leandro cita, como exemplo, a Zona 276ª, responsável por quatro escolas: Niza Marquez Guaritá, Arthur de Melo Teixeira, Escola Municipal José Marcus Cherém, na Capelinha do Barreiro, e a Escola de Química.
De acordo com o chefe de Cartório, quem tem título das outras zonas e ainda não providenciou a troca deve procurar o respectivo cartório.
Os cartórios funcionam de segunda à sexta-feira, das 10 às 16h.