O juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba, Ricardo Cavalcante Motta, condenou Francisco Sanches Saldanha e Elisângela Silveira Pereira a pena de cinco anos e dez meses de reclusão. Porém, o juiz entendeu que não houve associação ao tráfico de drogas por parte do casal e concretizou a prisão em um ano, onze meses e dez dias de prisão em regime fechado.
Considerando os termos do artigo 44 do Código Penal, tendo em vista que os réus preencheram os critérios, a pena prisional foi substituída por prestação de serviços à comunidade em local a ser definido.
O casal foi preso no dia 17 de dezembro de 2010, após o serviço de inteligência da Polícia Federal receber denúncias dando conta que um automóvel Chevrolet Corsa de cor azul, com placas da cidade de Dourados (MS), viria para Uberaba trazendo mais de seis quilos de droga.
Munidos das informações, os agentes federais foram averiguar os fatos. Ao chegarem ao posto Tijuco II, situado na rodovia BR-050, os policiais se depararam com o veículo descrito. No carro viajava o casal, que estava acompanhado de dois filhos.
Os 6,2 quilos de pasta-base de cocaína se encontravam camuflados dentro da lataria do carro. O casal foi conduzido até a delegacia para a ratificação do flagrante. Agora, passados pouco mais de dois meses dos fatos, Francisco e Elisângela foram condenados pela Justiça, mas ainda cabe recurso.