O consumidor precisa ser comunicado previamente, por escrito, para que uma dívida vencida e não paga seja anotada
Com o objetivo de aumentar a praticidade e agilizar a troca de informações entre as empresas e o consumidor devedor, a Serasa vai se utilizar das mensagens via celular (SMS) para realizar a comunicação prévia sobre a anotação de pendências no banco de dados. De acordo com a empresa, o sistema tem a vantagem de antecipar a informação. No entanto, o comunicado SMS não vai substituir a comunicação prévia, via Correios.
O presidente da Serasa, Ricardo Loureiro, lembra que a tecnologia deve ser usada para oferecer vantagens que facilitem a vida do consumidor. “O SMS é uma forma de comunicação simples, prática, acessível e já constatamos que o novo público consumidor, na maioria das vezes, utiliza-se de aparelhos celulares”, afirma.
De acordo com a empresa, o funcionamento será simples. O consumidor receberá a mensagem com um código/senha para que, com esta em mãos e o número do CPF, possa acessar todos os dados do comunicado.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba, Fulvio Ferreira, o sistema só tem benefícios. “É uma ferramenta extremamente importante, prática e barata. Nós, enquanto CDL, já utilizamos o SMS para avisar sobre eventos. Certamente, enxergamos essa iniciativa como positiva”, afirma, reforçando que cada vez mais as redes sociais devem ser utilizadas também para facilitar a comunicação entre empresas e consumidores. “É uma forma de evitar incômodos ao consumidor e muitas vezes ao empresário. Não adianta querer fugir das modernidades”, completa.
Conforme Fulvio, não há informação de quando o novo sistema começa a funcionar
na cidade.