INTENSO

Cemig emite quase 9 mil alertas de tempestades em Minas em 2025

Volume de notificações aumentou 17,4% em relação ao ano passado; Triângulo Mineiro registrou quase dois mil alertas até setembro

Publicado em 04/11/2025 às 09:04
Compartilhar

Em todo o estado, a Cemig registrou 15.263 alertas meteorológicos em 2024, abrangendo as 774 cidades de sua área de concessão (Foto/Reprodução)

O setor de Meteorologia da Cemig emitiu 8.993 alertas de tempestades entre janeiro e setembro deste ano, um aumento de 17,4% em relação ao mesmo período de 2024. A companhia reforça o monitoramento para prevenir danos à rede elétrica e garantir o fornecimento de energia durante o período chuvoso, que deve se intensificar nos próximos meses.

No Triângulo Mineiro, foram registrados 1.943 alertas até setembro. Desses, 66 foram classificados como de alta intensidade, 634 como moderados e 1.243 como fracos. A expectativa é que os números cresçam a partir de outubro, com o início do período chuvoso, que se estende até março do próximo ano.

Em todo o estado, a Cemig registrou 15.263 alertas meteorológicos em 2024, abrangendo as 774 cidades de sua área de concessão. O aumento reforça a importância do acompanhamento climático para a segurança do sistema elétrico e a continuidade do fornecimento.

Segundo o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves, o trabalho envolve diversas áreas da empresa. “Os meteorologistas mantêm atualizadas as informações para as áreas de Distribuição, Geração e Transmissão. No início de cada semana, são realizadas reuniões com todos os setores da empresa, quando é apresentada a previsão do tempo para os dias seguintes”, afirmou. Ele explica que o monitoramento inclui dados de descargas atmosféricas, imagens de satélite, estações de superfície e o radar meteorológico.

O Radar Meteorológico da companhia, instalado em Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, monitora a atmosfera num raio de até 250 quilômetros, com alcance qualitativo de 400 quilômetros. O equipamento beneficia cerca de 40 milhões de pessoas em uma área de aproximadamente 500 mil quilômetros quadrados.

A Cemig também investiu R$ 7 milhões na modernização do sistema de detecção de raios, tecnologia considerada essencial para o planejamento operacional da rede. De acordo com Ivan Carneiro, gerente de Planejamento Energético, o sistema “é composto por sensores que identificam descargas atmosféricas e processam os dados em tempo real, determinando localização e características do fenômeno”.

Quando um raio atinge diretamente uma linha de transmissão ou distribuição, pode haver ruptura do isolamento e formação de arco elétrico, o que provoca desligamentos automáticos de proteção.

Pioneira no uso de tecnologia meteorológica no setor elétrico, a Cemig atua há mais de três décadas com sistemas de previsão e acompanhamento do clima. “O setor de Meteorologia fornece à empresa monitoramento contínuo, o que reforça o compromisso da companhia com a segurança do sistema e o restabelecimento rápido do fornecimento de energia”, completou Ivan Carneiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por