Número de analfabetos no município diminuiu, segundo o Censo do IBGE (Programa Brasil Alfabetizado/MEC). Em 2010 o índice de analfabetos em Uberaba era de 4,22% em relação à população, enquanto que em 2000 o índice era de 6,27%. A chefe de Seção de Educação de Jovens e Adultos, Edmar de Carvalho, da Secretaria Municipal de Educação, afirma que a redução deste índice está atrelada ao incentivo dado principalmente aos jovens e adultos para a educação.
Edmar explica que redução no índice de analfabetos em Uberaba comprova que o trabalho da Secretaria de Educação, no decorrer dos anos, vem melhorando o ensino. “Para conseguir o resultado instalamos mais salas de alfabetização de adultos e o município aderiu, em 2006, ao Programa Brasil Alfabetizado, e as aulas são oferecidas à comunidade em parceria com as associações de bairro”, explica Edmar.
Segundo ela, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é destinada às pessoas com 15 anos ou mais, que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental na idade regular. No total, são 15 escolas e sete salas anexas na rede municipal de ensino que oferecem essa modalidade, atendendo aproximadamente 1.300 alunos.
Mostra. Realizada ontem a IV Mostra Pedagógica dos Trabalhos da Educação de Jovens e Adultos, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz. O evento teve a finalidade de divulgar as experiências e atividades pedagógicas desenvolvidas nas escolas que oferecem a modalidade de ensino para jovens e adultos. Paralelo à mostra foram realizadas atividades culturais pelos próprios alunos.