Em função do período de chuvas e também por causa do aumento do fluxo nas rodovias no fim de ano, a Central de Atendimento Telefônico do Departamento de Estradas
Em função do período de chuvas e também por causa do aumento do fluxo nas rodovias no fim de ano, a Central de Atendimento Telefônico do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) estará funcionando 24 horas, até 31 de março do próximo ano, para atender aos usuários das rodovias estaduais mineiras. Quem estiver na Região Metropolitana de Belo Horizonte deve utilizar o telefone 118 e quem estiver no interior do Estado terá acesso ao serviço por meio do telefone 0800-285-1517.
Durante esse período, todas as 40 unidades regionais do DER/MG estarão em estado de prontidão, com equipes disponíveis para serem acionadas a qualquer momento em que ocorra algum problema nas estradas mineiras, que exija uma mobilização imediata. O prazo de atendimento é de três horas para a sinalização do local e de 24 horas para a alocação de equipamentos e pessoal, com o objetivo de desobstruir a rodovia, construir variantes, indicar rotas alternativas, entre outras atividades.
No caso das ocorrências referentes às chuvas, tão logo a unidade regional do DER/MG no interior é acionada, adota as providências necessárias para evitar a interrupção do tráfego ou apontar alternativas de acesso e o usuário é informado sobre as medidas tomadas por correspondência ou por e-mail. Normalmente, as respostas são enviadas aos interessados, após o encerramento das análises das demandas dos usuários pelas respectivas diretorias técnicas.
Desde o início do serviço de plantão, em 12 de outubro, até o fim de novembro, foram realizados 42.367 atendimentos, entre ligações telefônicas, e-mails e ocorrências enviadas por meio do site www.der.mg.gov.br. Deste total, 38.931 referem-se a ligações sobre o transporte metropolitano da RMBH e intermunicipal, 375 tratam de assuntos ligados às rodovias e 1.211 são de demandas geradas por e-mails e pelo site.
O plantão anterior, iniciado em 18 de outubro de 2008 e encerrado em 31 de março de 2009, realizou um total de 111.304 atendimentos entre ligações telefônicas e e-mails sobre transporte e rodovias, sendo 104.745 sobre transporte, 2.518 sobre rodovias e o restante sobre assuntos diversos.