GERAL

Certidões de casamento, óbito e nascimento são padronizadas

A Casa da Moeda, em parceria com a Corregedoria do CNJ e o Ministério da Justiça, padroniza a partir de hoje as certidões

Publicado em 05/01/2011 às 23:34Atualizado em 20/12/2022 às 02:19
Compartilhar

A Casa da Moeda do Brasil, em parceria com a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça, padroniza, a partir de hoje, certidões de nascimento, casamento e óbito no Brasil. Os documentos serão confeccionados em papel especial, com marca d’água, microletras, e a impressão será feita pelo mesmo processo das cédulas de dinheiro, que aumenta a segurança contra falsificações.

Os funcionários dos cartórios de todo o país passarão por cursos de capacitação e a instituição receberá um kit com computador, sistema de impressão para a emissão de documentos e certificação digital da Casa da Moeda. O objetivo é unificar todas as certidões do país e evitar o grande número de falsificações.

A chefe do Cartório de Registro Civil de Uberaba, Ivone Sallum Machado, explica que, em Uberaba, “já há algum tempo que as certidões são impressas em papel moeda”.

Porém, no que diz respeito à padronização das certidões, Ivone comenta que não recebeu nenhuma notificação do CNJ. “Até o momento, não recebemos nenhum aviso do Conselho Nacional de Justiça, informando sobre essa mudança na impressão e no papel utilizado”, garante.

Ivone finaliza dizendo que, quando a padronização chegar a Uberaba, a nova tecnologia utilizada beneficiará a todos. “Com essa padronização, dificultará muito a falsificação dos documentos. Isso beneficiará toda a sociedade”, conclui.

O formulário para preenchimento das certidões que sairá da Casa da Moeda será único e terá uma numeração.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por