Um ciclone extratropical deve se formar entre sexta (7) e sábado (8), trazendo chuva forte, ventos acima de 100 km/h
Alerta: ciclone deve atingir o Brasil com ventos acima de 100km/h e risco de granizo (Foto/Reprodução)
Um ciclone extratropical deve se formar entre sexta-feira (7) e sábado (8), trazendo chuvas intensas e ventos superiores a 100 km/h para regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O fenômeno também deve afetar o Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com risco de temporais e granizo.
De acordo com o INMET, o sistema de baixa pressão causará acumulados acima de 100 mm em 24 horas, podendo gerar prejuízos no campo, quedas de árvores e interrupções de energia. Após o deslocamento do ciclone para o oceano, uma nova frente fria empurrará a chuva em direção ao norte de Minas Gerais e ao Nordeste.
Além do Sul, áreas agrícolas do sul da Bahia e do sul do Tocantins também devem registrar entre 30 e 50 mm de chuva, o que favorece a semeadura da safra 2025/26. Müller alerta, porém, que o principal problema é a concentração da chuva em pouco tempo, o que aumenta o risco de alagamentos e danos estruturais.
O meteorologista recomenda atenção aos alertas da Defesa Civil e o aproveitamento da chuva para captação de água. Após o evento, deve persistir umidade em boa parte do país, com precipitações previstas para Rondônia, Mato Grosso, Goiás e o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Fonte: O Tempo